Campanha de Vacinação contra Gripe será antecipada para ajudar no diagnóstico de Coronavírus

A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus

(Imagem: Arquivo Patos Hoje)

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (27), a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. A previsão é de que a campanha tenha início em 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus

De acordo com o Ministério, a estimativa populacional para o estado de Minas Gerais é de 7.000.000 de pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha. Assim como em anos anteriores, por se tratar de uma campanha com grande número de pessoas incluídas como grupos prioritários, a vacina será entregue em etapas.

Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte.

Para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha, a vacina ficará disponível no período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

E durante todo o ano está disponível nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para o atendimento da população aos imunobiológicos especiais, em especial das pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou pessoas expostas a situações de risco.

Casos de Coronavírus

O Brasil já conta com um caso confirmado da doença e, até esta quinta-feira (27), monitora outros 132 casos suspeitos de coronavírus. Os dados demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde/ Ministério da Saúde

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais