Câmara questiona risco de tragédia com excesso de peso e de tráfego na Ponte do Paranaíba

A Câmara Municipal aprovou o pedido de contratação de um laudo técnico para conhecer as condições da estrutura.

A Ponte sobre o Rio Paranaíba foi construída em 1926. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Ponte sobre o Rio Paranaíba em Patos de Minas suporta o tráfego intenso e o peso de caminhões e carretas carregadas que passam por ali diariamente? Há risco de desabamento? O que fazer para evitar que uma tragédia aconteça? Questionamentos como esses vêm ganhando força de alguns dias para cá e a Câmara Municipal aprovou o pedido de contratação de um laudo técnico para conhecer as condições da estrutura.

A Ponte sobre o Rio Paranaíba foi construída em 1926. Com sete metros de largura, a passagem é sustentada por arcos de 54 metros, sendo a primeira construção deste gênero na América do Sul. A estrutura nos fundos do bairro Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Patrimônio Histórico em abril de 2000.

Apesar dos 90 anos de idade, a ponte continua sendo o principal meio de ligação entre o perímetro urbano e aquela região da cidade, inclusive com o distrito industrial instalado do outro lado do Rio Paranaíba. A movimentação no local é intensa e o grande número de carretas carregadas que passam por ali tem gerado grande preocupação.

A sinalização indica que a ponte tem capacidade para até 15 toneladas. Mas carretas com o dobro desse peso têm passado pelo local. Segundo o vereador Braz Paulo, moradores da região têm relatado o desgaste da ponte, que ainda não passou por uma reforma ou por uma avaliação mais criteriosa. O vereador teme que uma tragédia possa ocorrer com a estrutura.

Diante dessa preocupação, o parlamentar protocolou um pedido na Câmara Municipal para que seja contratado um laudo técnico para verificar a real capacidade da ponte e as condições em que a estrutura se encontra. O pedido foi aprovado.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais