Câmara diz que não compactua com preconceito após vídeo que gerou polêmica na cidade

Segundo a nota, além de a Câmara Municipal de Patos de Minas não compactuar com nenhum ato que denote preconceito ou manifestação discriminatória de qualquer natureza.

A Câmara Municipal de Patos de Minas, através da Assessoria de Comunicação da instituição, encaminhou nesta sexta-feira (15) para os órgãos de imprensa uma nota esclarecendo que não compactua com nenhum ato que denote preconceito ou manifestação discriminatória.

Segundo a nota , além de a Câmara Municipal de Patos de Minas não compactuar com nenhum ato que denote preconceito ou manifestação discriminatória de qualquer natureza, a Escola do Legislativo de Patos de Minas vem constantemente promovendo ações nesse sentido.

O comunicado ainda destaca que está atenta ao Art. 3º, Inciso IV, da Constituição Federal, qual seja “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

A manifestação da Câmara veio depois de uma “brincadeira” do vereador Vitor Porto (Cidadania), que é o 1º Secretário da Câmara, sendo por exemplo, quem faz a chamada dos demais colegas nas reuniões. Ele brinca com o também parlamentar José Eustáquio (Podemos) no corredor da Casa Legislativa.

No vídeo, postado nas redes sociais do parlamentar, ele fala, de forma zombeteira, que descobriu o número do ramal do colega, sendo este o 24, uma analogia ao “veado”, palavra que indica de forma pejorativa os homossexuais. Após repercussão negativa, Vitor Porto publicou um pedido de desculpas.

Diversas pessoas se manifestaram sobre a postura do parlamentar e a classificaram de homofóbica. O ex-vereador Isaías Martins publicou um vídeo destacando que é preciso respeitar as pessoas, sejam elas de qualquer classe ou grupo social.

Às 17h02 desta sexta-feira (15), o Vitor Porto entrou em contato com o Patos Hoje e pediu para publicar a seguinte nota: "Venho, através desta nota, me desculpar e me retratar pela infeliz e inaceitável manifestação realizada em minhas redes sociais. Ressalto que, em nenhum momento, tive o intuito de discriminar ou segregar qualquer grupo que seja. Minha história pessoal, assim como minhas trajetórias acadêmica e política, sempre foram pautadas na inclusão e na participação de todas as pessoas, sem qualquer distinção.

Sendo assim, reitero, uma vez mais, o meu pedido de desculpas à toda a população. Além disso, te convido para que, juntos, possamos pensar, desenvolver e aperfeiçoar projetos de políticas públicas de combate a qualquer tipo de discriminação, e que auxiliem no entendimento dessas sérias questões estruturais/culturais que permeiam a sociedade.

Como ser humano que falha, quero me colocar sempre a disposição para crescer e aprender com as situações, pois assim construiremos uma sociedade cada vez melhor. Por fim, reitero a importância da empatia, através do exercício do amor ao próximo, independente de cor, sexo, orientação sexual, situação física, econômica, etc, tratando todas as pessoas com dignidade e respeito.

Como vereador da nossa amada Patos de Minas, reafirmo mais uma vez o meu compromisso de legislar, fiscalizar e lutar pelos direitos de todos com ética, respeito, comprometimento e dedicação."

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais