Câmara de Patos de Minas cria comissão especial para apurar denúncias de fura-fila na vacinação

A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (14/04), com o objetivo de definir as diretrizes dos trabalhos de averiguação de denúncias.

A Câmara Municipal de Patos de Minas criou uma comissão especial para apurar possíveis irregularidades na ordem de prioridade da vacinação contra Covid-19 no município. A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (14/04), com o objetivo de definir as diretrizes dos trabalhos de averiguação de denúncias, incluindo a análise da lista de vacinados e demais documentos relacionados à vacinação contra Covid-19 no Município.

A comissão é composta pelos parlamentares Vitor Porto Fonseca Gonçalves (presidente), Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL e Vicente de Paula Sousa. Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, vereador Ezequiel Macedo Galvão, e os parlamentares Bartolomeu Ferreira Ribeiro, José Eustáquio da Faria Júnior, Gladston Gabriel da Silva e José Luiz Borges Júnior.

A comissão especial foi nomeada pelo presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Ezequiel Macedo Galvão, em atenção ao requerimento do vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, que requereu a formação da comissão para análise de possíveis fraudes na ordem de vacinação, incluindo a análise da lista de vacinados no Município e de outros documentos correlatos, enviados pela Prefeitura de Patos de Minas a pedido dos vereadores Vicente de Paula Sousa e Vitor Porto Fonseca Gonçalves.

A primeira reunião da comissão especial teve como principal objetivo alinhar e definir as diretrizes dos trabalhos que serão realizados pelos membros. Na oportunidade, os parlamentares também relataram algumas denúncias de “fura-filas” da vacinação que foram encaminhadas aos gabinetes, haja vista que fiscalizar todos os atos do Poder Executivo Municipal é uma das funções precípuas do parlamentar.

Segundo o vereador Vicente de Paula Souza, a lista de nomes dos vacinados encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde contem inconsistências e indícios de irregularidades. Ele explicou que pessoas que apareceram em fotos nas redes sociais tomando a vacina da Covid-19 não constam da lista. Ele explicou que também foi possível verificar a existência de pessoas sendo vacinadas fora dos grupos prioritários. A Prefeitura diz que seguiu o Plano Nacional de Imunização e nega irregularidades.

Para otimização dos trabalhos, o presidente da comissão, vereador Vitor Porto, solicitou que cada vereador apresente, na próxima reunião, um documento oficial contendo todas as denúncias recebidas. Além disso, o parlamentar também solicitou, para a próxima reunião, que a Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa elabore uma análise minuciosa do Plano Nacional de Imunização, a fim subsidiar o trabalho dos vereadores durante as diligências.

Outro aspecto importante da reunião abrange a questão das denúncias por parte da população. Os vereadores reforçaram a importância de cada cidadão denunciar ao poder público sempre que souber de alguma irregularidade no que se refere à vacinação contra a Covid-19 em Patos de Minas. Para tanto, os parlamentares colocaram a Ouvidoria da Câmara Municipal de Patos de Minas à disposição para o recebimento de denúncias durante o processo de vacinação contra o coronavírus. O cidadão pode denunciar por meio do e-mail ouvidoria@camarapatos.mg.gov.bre do telefone (34) 3822-1043.

Nessa perspectiva, é importante ressaltar que a Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou, em dois turnos, legalidade/constitucionalidade e mérito/interesse público, o Projeto de Lei nº 5205/2021, de autoria do vereador José Luiz Borges Júnior, que dispõe sobre a aplicação de sanção pelo descumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações e Plano Estadual de Contingenciamento, tornando-se, assim, uma lei municipal.

A próxima reunião da comissão especial está agendada para o dia 20 de abril, terça-feira, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, oportunidade em que serão apresentados e analisados os documentos contendo as denúncias de possíveis “fura-filas”.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais