Caindo na Vida! Patense que ficou tetraplégica em acidente doméstico lança livro com história de superação

Seis anos depois, Cíntia lança o livro “Caindo na Vida”, obra escrita durante seu processo de reabilitação. O lançamento será nesta terça-feira (11).

Uma queda simples, durante um momento de descontração entre amigos, foi capaz de mudar completamente a vida da comunicadora patense Cíntia Siqueira, de 45 anos. Em 2019, no auge da carreira como professora universitária e coordenadora de marketing em uma multinacional do agronegócio, ela sofreu um acidente doméstico que resultou em uma fratura grave na coluna cervical. O diagnóstico inicial foi duro: tetraplegia. Seis anos depois, Cíntia lança o livro “Caindo na Vida”, obra escrita durante seu processo de reabilitação. O lançamento será nesta terça-feira (11).

Era 06 de julho de 2019. Cíntia estava na casa de amigos, dançando em frente à televisão, ouvindo Beyoncé, algo que sempre fez parte da sua personalidade alegre. Foi então que perdeu o equilíbrio, caiu da própria altura e bateu a cabeça em uma mesa. O movimento causou o chamado “efeito chicote” na cervical, fraturando as vértebras C3, C4 e C5.

Após o atendimento inicial e exames em Patos de Minas, Cíntia foi submetida a uma cirurgia de 12 horas em um hospital na cidade. Para reconstruir a coluna, foram colocados três pinos e instalado um alargador na medula. A equipe médica deixou claro: só o fato dela continuar respirando já era algo para ela estar feliz, devido à gravidade.

A reabilitação foi intensa. Em outubro de 2019, Cíntia conseguiu vaga no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, onde permaneceu internada por três meses. Quando deixou o local, já conseguia caminhar, mas com limitações. Além dos tratamentos fisioterápicos, musculação, hidroterapia e acompanhamento multidisciplinar, ela encontrou força também no estudo, mergulhando em cursos de filosofia, psicologia, sociologia e espiritualidade.

Hoje, Cíntia diz que a queda não apenas alterou seu corpo, mas também sua forma de ver o mundo. Ela conta que a maior descoberta dessa jornada foi perceber a potência e a inteligência do próprio corpo: “Minha mente não ficou tetraplégica. Ela colocou meu corpo de pé de novo. Existe algo muito poderoso dentro da gente. ”

História de superação

Ao longo da reabilitação, Cintia escreveu um livro contado sua história. O título escolhido foi bastante simbólico: “Caindo na Vida”. Ela afirmou que ele carrega um duplo significado: a queda que a transformou e as quedas que todos enfrentamos ao longo da vida.

O lançamento acontece nesta terça-feira (11), a partir das 19h, no Fettuccine Bistrô, localizado na Rua Toinzinho Amâncio, número 209, Centro de Patos de Minas. Durante o encontro, haverá leitura comentada, conversa com o público e momento de reflexão. O evento é aberto ao público. O consumo no local é por conta do visitante.


Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Mulher é presa suspeita de dar golpe de mais de R$400 mil em senhor com demência em Patos de Minas

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais