Cadastro Único completa 18 anos garantindo acesso dos mais pobres a programas sociais

Para que os benefícios concedidos pelo Governo Federal não sejam interrompidos é necessário que as famílias realizem a atualização cadastral

Os dados do Cadastro Único são utilizados pelo governo federal para conceder benefícios de programas sociais

O Cadastro Único é um sistema do Governo Federal voltado para os programas sociais desenvolvidos pelo governo. Por meio dessa ferramenta é garantido o acesso a mais de vinte programas, e também é possível que se identifiquem as famílias mais pobres e que políticas públicas voltadas a elas sejam elaboradas.

Esse sistema possibilita que se realize o registro das informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. Os dados do Cadastro Único são utilizados pelo governo federal para conceder benefícios de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros. O Cadastro Único que, nessa quarta-feira (24), completou 18 anos, possui mais de 28,5 milhões de famílias cadastradas no Brasil.

Em Patos de Minas, segundo dados do IBGE (Censo 2010), há uma estimativa de 9688 famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Entretanto, apenas 5855 dessas famílias estão cadastradas. Periodicamente, o Ministério da Cidadania convoca as famílias para atualização cadastral, algo imprescindível para que elas possam continuar recebendo os benefícios concedidos pelo governo federal e participando dos programas sociais.

Dentre os programas destinados às famílias inscritas no Cadastro Único, o Bolsa Família é o maior deles. Em julho de 2019, o PBF beneficiou mais de duas mil famílias em Patos de Minas. Esse quantitativo corresponde a 43% da estimativa de famílias pobres do município.

Diante do quadro apresentado, nota-se que para que o PBF atinja o máximo de famílias que fazem jus ao benefício é necessário que os dados dos beneficiários sejam atualizados. Ante a essa necessidade de atualização cadastral, a Secretaria de Desenvolvimento Social convoca as famílias, que ainda não estão incluídas no Cadastro Único, para realizarem seu cadastro e aquelas, que estão com os dados desatualizados, que realizem essa atualização.

A realização do cadastramento ou da atualização cadastral é feita na sede do Cristavo, situado na Avenida Brasília, número 85, Bairro Nossa Senhora Aparecida, no horário de 7h00 às 17h00. Quaisquer informações podem ser obtidas por meio do telefone 3822-9750.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais