Cachoeira de esgoto denunciada há um ano continua poluindo ás aguas do Rio Paranaíba

A Companhia explicou, no entanto, que era necessário construir uma elevatória nas imediações dos bairros Barreiro e Santa Helena para solucionar o problema e que a obra dependia de regularização fundiária.


Há exatamente um ano, o Patos Hoje denunciou uma cachoeira de esgoto que desaguava no Rio Paranaíba. O grande volume de dejetos, o enorme mau cheiro e evidente poluição das águas chamava a atenção e era motivo de reclamação também dos pescadores que frequentavam o rio.

Na época, a Copasa informou que várias frentes de trabalho atuavam na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Patos de Minas. A Companhia explicou, no entanto, que era necessário construir uma elevatória nas imediações dos bairros Barreiro e Santa Helena para solucionar o problema e que a obra dependia de regularização fundiária.

Nessa segunda-feira (06), quase um ano depois, o secretário do Codema, Ivanildo Alves, voltou ao local e descobriu que pouca coisa mudou. O esgoto continua escorrendo em meio à vegetação e desaguando no Rio Paranaíba, sem nenhum tipo de tratamento.

“Infelizmente isso aqui é uma afronta ao município, às pessoas que pagam a taxa da Copasa, de coleta e de tratamento de esgoto”, disse Ivanildo. Ele ressaltou o grande volume de esgoto que vem sendo despejado naquele trecho do Rio Paranaíba e cobrou uma solução. “Espero voltar daqui a seis meses e não ver mais essa situação”, disse.

Em nota, a Copasa informou que iniciou a operação da elevatória 7 em dezembro de 2021, coletando e encaminhando 80% do esgoto do bairro Barreiro para a Estação de Tratamento. “Os outros 20% encontram-se em áreas de regularização, portanto, a empresa não tem autorização de adentrar a região até que ocorra liberação por parte da Justiça. Serão construídos cerca de 700 metros de uma nova rede interceptora no local tão logo seja permitido o acesso à área. A companhia ressalta que tem mantido contato com os órgãos judiciais, mas até o momento não recebeu parecer favorável para execução das intervenções”, informou a Companhia.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais