Brics reafirma compromisso com multilateralismo e necessidade de reforma da ONU

"Reafirmamos a necessidade de uma reforma abrangente das Nações Unidas"

Os países integrantes do Brics -grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul- reafirmaram nesta quinta-feira seu compromisso com o multilateralismo nas relações internacionais e a necessidade de uma reforma da ONU, incluindo seu Conselho de Segurança, antiga reivindicação do governo brasileiro.

“Continuamos comprometidos com o multilateralismo, cooperação de Estados soberanos para manter a paz e a segurança, promover o desenvolvimento sustentável e garantir a promoção e a proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos”, afirmam os países do grupo na Declaração de Brasília, divulgada ao final da cúpula realizada na capital federal.

“Reafirmamos a necessidade de uma reforma abrangente das Nações Unidas, incluindo seu Conselho de Segurança, com vistas a torná-lo mais representativo, eficaz e eficiente e aumentar a representação dos países em desenvolvimento, de modo que possa responder adequadamente aos desafios globais”, acrescenta o texto.

Na declaração, os Brics defenderam ainda, entre outros pontos, a importância de “normas, regras e princípios universalmente acordados, sob os auspícios da ONU, para o comportamento responsável dos Estados no domínio das tecnologias de informação”.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Min

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais

Mais um motorista morre na BR 365 em acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira

Veja mais