Brasil registra novo recorde de casos de coronavírus com mais 67.860 infecções

Os mais de 67 mil casos registrados nesta quarta-feira representam uma forte aceleração em relação ao patamar de cerca de 40 mil casos que o país vinha registrando

O Brasil registrou nesta quarta-feira novo recorde de novos casos confirmados de coronavírus em 24 horas, com mais 67.860 infecções, totalizando 2.227.514 casos de Covid-19, informou o Ministério da Saúde.

O recorde anterior de casos registrados em um único dia era de 19 de junho, quando o ministério informou 54.771 casos. Naquele dia, o ministério justificou a alta informando que havia ocorrido a inclusão no sistema de muitos casos acumulados de dias anteriores.

Os mais de 67 mil casos registrados nesta quarta-feira representam uma forte aceleração em relação ao patamar de cerca de 40 mil casos que o país vinha registrando ao longo das últimas semanas nos dias úteis — com exceção das segundas-feiras, quando há um número menor devido a uma redução no volume de testes nos finais de semana.

A nova máxima ocorre um dia após o Ministério da Saúde publicar portaria que tornou obrigatória a notificação do resultado de todos os testes de Covid-19 realizados no país, seja por laboratórios públicos, privados, universitários e “quaisquer outros”, em um prazo de até 24 horas. Anteriormente, o sistema do governo contabilizava apenas os testes feitos nos laboratórios oficiais e em parte da rede privada.

O ministério também informou nesta quarta-feira que foram registradas mais 1.284 mortes no dia, elevando o total de óbitos no país em consequência da Covid-19 para 82.771.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infecções e óbitos por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que apesar dos altos números de casos, o cenário da pandemia parece “sob controle” atualmente no país, uma vez que a curva de óbitos não tem disparado.

“Haverá o aumento de contágio, já estamos subindo nessa curva de contágio, mas o esforço para que não se chegue à necessidade de UTIs e que os tratamentos aconteçam de forma precoce faz com que a curva de óbitos fique sob controle”, disse Pazuello em entrevista coletiva, acrescentando que o inverno é um dos motivos para o número elevado de infecções.

O ministro voltou a afirmar que a pandemia está recrudescendo no centro-sul do Brasil, que tem verificado um platô com elevação, segundo ele. A região é citada com frequência pela pasta como a de maior preocupação neste momento.

O recorde diário de casos no país acompanhou uma forte elevação no número de infecções em São Paulo, Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, que notificou 16.777 casos nas últimas 24 horas — segundo maior acréscimo desde o início da pandemia, atrás apenas de 19 de junho.

Com isso, a contagem de casos em São Paulo atingiu 439.446, enquanto os óbitos no Estado somam 20.532.

Ceará e Rio de Janeiro continuam dividindo o segundo lugar na lista divulgada pelo Ministério da Saúde. Embora o Estado nordestino tenha um número maior de casos (153.108, ante 148.623 no Rio), o Estado do Sudeste registrou mais óbitos — 12.443, contra 7.317 no Ceará.

Pará, Bahia e Maranhão são os outros três Estados do país com mais de 100 mil casos de Covid-19, embora Minas Gerais também esteja se aproximando do grupo, com quase 99 mil infecções confirmadas.

O Brasil possui 1.532.138 pacientes recuperados da doença, além de 612.605 em acompanhamento, ainda de acordo com o ministério.

A taxa de letalidade da doença no país é de 3,7%.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais