Bispo comunica aos fiéis medidas para evitar transmissão do Coronavírus durante as missa

O abraço da paz foi suspenso e as pessoas devem higienizar as mãos com frequência

Várias medidas foram propostas para serem adotadas durante as celebrações

O Bispo Diocesano de Patos de Minas Dom Cláudio Nori Sturm divulgou neste sábado (14) um comunicado com medidas a serem adotadas durante as celebrações. Os fiéis devem higienizar as mãos com frequência, cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar as mucosas dos olhos, boca ou nariz. O abraço da paz foi suspenso e comunhão será oferecida somente nas mãos. A intenção é evitar a propagação do Coronavírus- COVID-19.

De acordo com o comunicado, após consulta ao Conselho Pastoral da Diocese, em que se avaliou o quadro de risco nas regiões do Alto Paranaíba e em parte do Triângulo Mineiro, onde está situada a circunscrição da Diocese, tendo constatado que não há confirmação de casos da doença, ficou decidido que as atividades religiosas, no território da Diocese, serão realizadas da forma como programadas, mantendo-se as Celebrações Eucarísticas, entrementes, tomando-se os devidos cuidados higiênicos já informados pelas Autoridades Sanitárias, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na falta destes fazer a higienização com álcool em gel; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, descartando-se o lenço no lixo e lavando-se as mãos logo em seguida; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos ou garrafas; evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca;

Foram temporariamente suspensas as Missas com os Enfermos, restringindo-se a administração do sacramento da Unção dos Enfermos e Viático no local onde o doente ou idoso se encontra (casa ou hospital), sendo mantida a assistência pastoral com redobrada atenção e higiene. Durante as Celebrações foi suprimidoo abraço da paz para evitar contatos físicos e a Sagrada Comunhão será recebida somente na mão, sempre salvaguardando a reverência e a piedade. As Igrejas devem se manter sempre limpas e arejadas, bem como disponibilizando recipientes de álcool em gel para higienização das mãos dos fiéis.

Por fim, o Bispo destacou que permanece em contato com as Autoridades Sanitárias que monitoram a evolução do quadro de risco na região. “Estaremos atentos a qualquer alteração da situação, sendo que a qualquer momento podem ser emanadas novas medidas e orientações. Nesse tempo de provação que passamos sejamos solidários e responsáveis! Coloquemo-nos sob o olhar maternal de Nossa Senhora da Abadia e continuemos elevando nossas preces ao Senhor, pois Ele é nossa força”, concluiu.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais