Biólogos da Água e Terra identificam quase 250 espécies de animais nativos do Cerrado

As regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro estão, predominantemente, inseridas no Bioma Cerrado.

Diversas espécies foram registradas pelos biólogos da Água e Terra.

As regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro estão, predominantemente, inseridas no Bioma Cerrado. Esse bioma, a partir da década de 1970, passou a sofrer grandes impactos ambientais em decorrência das alterações do uso do solo para a implantação das mais variadas atividades antrópicas. Assim, a vegetação nativa originalmente existente ficou restrita a pequenos fragmentos.

Apesar da intensa fragmentação existente, a equipe da Água e Terra tem identificado, durante a realização dos estudos de inventário e monitoramento da fauna terrestre, uma grande diversidade de espécies, com destaque, inclusive, para algumas espécies ameaçadas de extinção.

Em comemoração aos 18 anos de Água e Terra, os biólogos Davi Leandro e Regina Célia, iniciaram, no ano de 2019, uma compilação dos dados referentes à fauna silvestre registrada nos municípios de Patos de Minas e Presidente Olegário – MG, durante todas as atividades realizadas pela equipe. Até o momento, foram registradas 186 espécies de aves, 30 mamíferos de médio e grande porte, 10 répteis e 18 anfíbios, além de várias espécies de pequenos mamíferos e morcegos.

A expectativa é de que até julho/2019, a compilação das informações já esteja finalizada e que, os resultados obtidos, incluindo a listagem das espécies, sejam apresentados sob a forma de um artigo científico.

“A realização desse tipo de estudo contribui para o aumento do conhecimento faunístico da região, assim como para a avalição dos possíveis impactos decorrentes das atividades realizadas. Esse conhecimento permite a adoção de medidas de controle eficazes, conservando-se, assim, a riqueza e a diversidade de espécies, destacam os biólogos da Água e Terra.

Sobre a Água e Terra Consultoria Ambiental

A Água e Terra está presente em diferentes partes do país, realizando estudos para a regularização ambiental, estudos arqueológicos, inventário da biodiversidade (fauna e flora), estudos para obtenção de outorga da água, regularização de atividades minerárias e educação ambiental. Em 2019, a empresa completa 18 anos de atividade.

A matriz da Água e Terra está localizada na avenida Padre Almir – 650 – bairro Sobradinho – Patos de Minas.  Para saber mais sobre a Água e Terra Consultoria Ambiental  acesse aguaeterra.com.br. O telefone para contato é o (34) 3818-8440.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais