Bebês são transferidos de avião para BH por falta de pediatras no Hospital Regional

A primeira informação é de que 6 crianças serão transferidas.

A falta de médicos pediatras no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas, tem gerado uma situação alarmante. Recém-nascidos têm sido transferidos para Belo Horizonte para receberem atendimento médico. A primeira informação é de que 6 crianças serão transferidas.

O trabalho começou a ser planejado ontem (10) pela direção do Hospital Regional que conseguiu através da regulação do SUS Fácil as vagas na Capital do Estado. Nesta quinta-feira (11), dois bebês já foram transferidos em uma aeronave do Corpo de Bombeiros. As crianças devem ser transferidas de duas em duas.

A situação tem gerado diversas críticas, como: risco para as crianças, esforço das mães, custo do transporte aéreo, contratação de profissionais para acompanhar e falta de previsão para volta ao lar.

O Hospital Regional Antônio Dias tem enfrentado diversas dificuldades para contratação de médicos já há algum tempo. No entanto, nenhuma medida diferente para resolver a situação tem sido tomada por parte da FHEMIG, que é uma fundação vinculada ao Governo de Minas Gerais.  O HRAD é referência para 33 municípios, abrangendo cerca de 700 mil habitantes.

O Patos Hoje recebeu a informação de que, mesmo sendo obrigação do Governo Estadual, o município de Patos de Minas estaria disposto a contratar médicos pediatras para trabalhar no Hospital Regional.

A Assessoria da FHEMIG informou que: "A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que, por conta de rescisões contratuais, licenças médicas e insucesso na captação de profissionais por meio de diversos processos seletivos realizados para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), ainda não foi possível fechar a escala de pediatria para o fim desta semana. A Fhemig tem empreendido todos os esforços para recompor a equipe de pediatras com a maior celeridade possível. Vale ressaltar que a dificuldade para a contratação de profissionais de pediatria é uma questão estrutural de mercado, também enfrentada por outros entes públicos e privados. Como forma de minimizar possíveis impactos assistenciais, a situação foi comunicada à Central de Regulação de Leitos."

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pela PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Garotinha patense conquista duas medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Veja mais