Bebês enfrentam fila de espera por vacinas Pentavalente e DTP nos postos de saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não há previsão para que o fornecimento da vacina seja normalizado.

Imagem Ilustrativa (Foto: Internet)

O Governo Federal ainda não conseguiu normalizar a distribuição das vacinas Pentavalente e DTP. Em Patos de Minas, bebês estão enfrentando fila de espera para receber a imunização. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde não há previsão para que o fornecimento da vacina seja normalizado.

A vacina Pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria Haemophilus influenzae tipo B (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta). São três doses ministradas aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a vacina TP ou Tríplice Bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e realizado aos 15 meses, com reforço entre os 4 e seis anos de vida.

A Pentavalente está em falta desde quando um lote da vacina foi reprovado e as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas este ano.  Com relação da DTP, a justificativa do Ministério da Saúde era de que houve problema na conservação das doses durante a distribuição. Em agosto, o país voltou a receber as doses das duas vacinas e a previsão era de que o abastecimento fosse normalizado até o mês de novembro, mas isso não ocorreu.

Pelo menos em Patos de Minas, a Pentavalente e a DTP têm chegado às unidades de saúde a conta gotas. Os pais que não tem condições de pagar pelas doses na rede particular estão sendo orientados a aguardar em fila de espera. Entretanto, não há previsão para a chegada das duas vacinas.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais