Bebê chega entubado em Patos de Minas com sintomas da COVID-19 e mobiliza até a polícia

A criança estava acompanhada da mãe e de uma médica que informou a suspeita de que o bebê teria contraído o Coronavírus.

UTI Neo Natal do Hospital São Lucas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Polícia Militar registrou na madrugada desta sexta-feira (27) um caso grave envolvendo a COVID-19. Um bebê de apenas 1 mês e 29 dias chegou entubado na cidade, mas só conseguiu atendimento após intervenção da guarnição policial. A criança estava acompanhada da mãe e de uma médica que informou a suspeita de que o bebê teria contraído o Coronavírus.

A Polícia Militar foi acionada por volta de 0h25 a comparecer no Hospital São Lucas. De acordo com informações da Polícia Militar, o bebezinho se encontrava acompanhado da mãe de 26 anos e uma médica de Paracatu. A família mora na Chapada Gaúcha de Minas e vieram de ambulância até Patos de Minas.

A médica que tratava a criança relatou para os policiais que o bebê apresentava sintomas de gripe há cinco dias e há dois estava com febre. A princípio, a suspeita era de que ela estava com bronquite viral. No entanto, após tomarem conhecimento por meio da mãe que o garotinho teve contato há alguns dias com pessoas que estiveram viajando, suspeitaram da possibilidade da COVID-19.

Foi feito o teste, mas o resultado não ficou pronto. Ela informou que após fazer o cadastro no SUS Fácil na cidade de Unaí, a criança foi admitida no hospital São Lucas, no entanto, ao chegarem em Patos de Minas, os responsáveis pelo hospital disseram que no local não havia estrutura isolada com UTI neonatal e nem EPIs para internação da criança.

A profissional informou que a criança estava entubada e que, na ambulância, não havia oxigênio suficiente para retornarem ao local de origem.  Diante disso, os policiais foram até o Hospital Regional para verificar a possibilidade de estarem recebendo a criança. Porém, o Regional também não aceitou receber a criança.

A justificativa por não receber é que o bebê precisaria ficar em área isolada de neonatal, mas este local estava com capacidade máxima preenchida e, se deixassem ele na emergência, inviabilizaria o local para outros pacientes e atendimento. Dessa forma, a guarnição foi novamente para o São Lucas e, após diálogo com a equipe de profissionais de saúde que lá se encontrava, resolveu receber a criança.

Uma área do CTI neonatal foi isolada e os próprios militares conseguiram conjuntos de EPIs para os profissionais realizarem seus trabalhos com segurança até o amanhecer, resolvendo definitivamente o impasse.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais