Bebê chega entubado em Patos de Minas com sintomas da COVID-19 e mobiliza até a polícia

A criança estava acompanhada da mãe e de uma médica que informou a suspeita de que o bebê teria contraído o Coronavírus.

UTI Neo Natal do Hospital São Lucas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Polícia Militar registrou na madrugada desta sexta-feira (27) um caso grave envolvendo a COVID-19. Um bebê de apenas 1 mês e 29 dias chegou entubado na cidade, mas só conseguiu atendimento após intervenção da guarnição policial. A criança estava acompanhada da mãe e de uma médica que informou a suspeita de que o bebê teria contraído o Coronavírus.

A Polícia Militar foi acionada por volta de 0h25 a comparecer no Hospital São Lucas. De acordo com informações da Polícia Militar, o bebezinho se encontrava acompanhado da mãe de 26 anos e uma médica de Paracatu. A família mora na Chapada Gaúcha de Minas e vieram de ambulância até Patos de Minas.

A médica que tratava a criança relatou para os policiais que o bebê apresentava sintomas de gripe há cinco dias e há dois estava com febre. A princípio, a suspeita era de que ela estava com bronquite viral. No entanto, após tomarem conhecimento por meio da mãe que o garotinho teve contato há alguns dias com pessoas que estiveram viajando, suspeitaram da possibilidade da COVID-19.

Foi feito o teste, mas o resultado não ficou pronto. Ela informou que após fazer o cadastro no SUS Fácil na cidade de Unaí, a criança foi admitida no hospital São Lucas, no entanto, ao chegarem em Patos de Minas, os responsáveis pelo hospital disseram que no local não havia estrutura isolada com UTI neonatal e nem EPIs para internação da criança.

A profissional informou que a criança estava entubada e que, na ambulância, não havia oxigênio suficiente para retornarem ao local de origem.  Diante disso, os policiais foram até o Hospital Regional para verificar a possibilidade de estarem recebendo a criança. Porém, o Regional também não aceitou receber a criança.

A justificativa por não receber é que o bebê precisaria ficar em área isolada de neonatal, mas este local estava com capacidade máxima preenchida e, se deixassem ele na emergência, inviabilizaria o local para outros pacientes e atendimento. Dessa forma, a guarnição foi novamente para o São Lucas e, após diálogo com a equipe de profissionais de saúde que lá se encontrava, resolveu receber a criança.

Uma área do CTI neonatal foi isolada e os próprios militares conseguiram conjuntos de EPIs para os profissionais realizarem seus trabalhos com segurança até o amanhecer, resolvendo definitivamente o impasse.

Últimas Notícias

Foragido da Justiça é preso por importunação sexual após perseguir vizinha em comunidade de Patos de Minas

Veja mais

Jovem trabalhador de 21 anos morre soterrado por grãos de café após estrutura de armazenamento desabar em Ibiá

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso com cardápio variado de drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Militar em Patos de Minas com arma de fogo em forma de caneta

Veja mais

Adolescente de 12 anos é atropelado no bairro Ipenama; motorista disse que buscaria documentos e fugiu

Veja mais

Entregador tem que ser socorrido após atingir pick-up em Patos de Minas

Veja mais