Balaio de Arte e Cultura da Fenamilho terá 185 apresentações e mais de 850 artistas
O Balaio de Arte e Cultura vai ocupar um espaço de aproximadamente mil metros quadrados este ano.
A ideia do Balaio surgiu em 2011, a partir da iniciativa da presidente do Conselho, Regina Maria de Faria Carvalho, que, em conversas informais com apaixonados pela arte genuína, percebeu a necessidade de se criar um espaço que desse visibilidade à arte e cultura de Patos de Minas, dentro da Festa Nacional do Milho. A partir de então, passou à formatação do projeto, com o apoio do professor de Língua Portuguesa, Alexandre Pereira Magalhães e do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser de Carvalho, que cedeu um galpão para realizar uma exposição permanente das artes durante os dez dias da Fenamilho. “Essa exposição ganhou o nome de balaio e se transformou em uma Galeria Multiartística com a manifestação de dez vertentes da arte e cultura da região”, complementou Regina.
A idealização do Projeto em 2012 foi de Regina e Alexandre Magalhães e terá como tema central “Milhedos das Geraes – Viver Amor Sonhar. O Balaio de Arte e Cultura está em uma Multigaleria com estrutura moderna e muito ampla para contemplar as 12 vertentes artísticas- Fotografia, Cinema, Música, Dança, Folclore, Artes Plásticas, Artesanato, Gastronomia, “A estrutura será montada pela Lana Mayrink”, complementou Alex.
As apresentações vão acontecer diariamente durante a programação da Fenamilho 2012. Serão 880 artistas a se apresentarem, entre eles estarão Luiz Salgado e Paulinho Pedra Azul.
O lançamento do Projeto Balaio de Arte e Cultura de 2012 será lançado, oficialmente, no dia 11 de maio, no próprio local onde estará situado este ano, dentro do Parque de Exposições, ao lado da AgroFena e do Memorial do Milho. “Neste dia, vamos reunir todos os artistas e apreciadores da boa arte, numa palestra show, com apresentações de artistas de Patos de Minas e região”, informou Regina.
Autor: Mariângela Nogueira