Avaliação de governo Bolsonaro piora e aprovação a governadores dispara, diz pesquisa XP/Ipespe

A avaliação ruim ou péssima do governo Bolsonaro subiu 6 pontos em relação a levantamento feito no mês passado

A avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro passou para 42% em meio à pandemia de coronavírus, ao passo que a aprovação dos governadores teve um salto, para 44%, mostrou pesquisa do Ipespe para a XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira.

Especificamente sobre a atuação das autoridades no combate à pandemia de coronavírus, o levantamento mostrou que 68% avaliam como ótima ou boa a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao passo que apenas 29% têm essa avaliação do papel que vem sendo desempenhado por Bolsonaro na crise.

De acordo com o levantamento, a avaliação ruim ou péssima do governo Bolsonaro subiu 6 pontos em relação a levantamento feito no mês passado, chegando agora a 42%. O percentual dos que veem o governo como ótimo ou bom oscilou 2 pontos para baixo, para 28%, enquanto os que avaliam a gestão como regular somam 27%, ante 31%.

Já nos casos dos governadores, a avaliação ótima ou boa dos governadores de Estado saltou de 26% no levantamento do mês passado, para 44% agora. Além disso, a avaliação ruim ou péssima caiu de 27%, para 15%. O percentual dos que veem os gestores estaduais como regulares foi de 43%, para 37%.

Bolsonaro tem criticado publicamente os governadores pelas medidas de restrição que adotaram para conter a disseminação do coronavírus, que já matou mais de 300 pessoas no país. O presidente tem defendido a volta ao trabalho, a despeito das recomendações de especialistas pelo isolamento social.

O presidente já acusou os governadores de serem “exterminadores de empregos”, de trabalharem com o conceito de “terra arrasada” e de cometerem um “crime” com as medidas restritivas que, segundo ele, estão “arrebentando com o Brasil”.

MANDETTA BEM AVALIADO NA PANDEMIA

De acordo com a pesquisa, o saldo da avaliação positiva dos governadores aconteceu em todas as regiões do país: de 22% para 37% no Sudeste, de 27% para 50% no Nordeste, de 18% para 54% no Sul e de 24% para 44% no Norte e Centro-Oeste.

Especificamente sobre a pandemia de coronavírus, 44% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, 29% a veem como ótima ou boa e 21% como regular.

Mandetta é bem avaliado no combate à pandemia por 68% dos entrevistados, enquanto 7% avaliam mal sua atuação e 21% a veem como regular.

Bolsonaro também tem entrado em rota de colisão com Mandetta, que tem defendido a necessidade de isolamento social para conter o vírus, apesar da postura em contrário do presidente. Em entrevista à rádio Jovem Pan na quinta-feira, Bolsonaro disse que falta humildade a Mandetta e que o ministro deveria ouvi-lo mais. Disse ainda que o titular da Saúde “extrapolou”.

Já a atuação dos governadores na pandemia é vista de forma positiva por 59%, negativa por 14% e regular por 25%. No combate ao coronavírus, os mais bem avaliados são os profissionais de saúde, com 87%.

Em linha com a melhora no desempenho dos governadores e com a boa avaliação de Mandetta, a XP/Ipespe apontou que 80% dos entrevistados veem o isolamento social como a melhor forma de tentar conter a disseminação do coronavírus, ao passo que 12% avaliam que essa medida está sendo exagerada, e 6% entendem que não é o melhor caminho.

O levantamento indagou sobre qual a maior preocupação das pessoas em relação ao coronavírus e 49% responderam que era o risco de se contaminar ou de alguém da família ser infectado, 25% afirmaram que é a crise econômica que pode atingir o país em decorrência da pandemia, e 24% disseram ter essas duas preocupações.

O Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone entre 30 de março e 1º de abril. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Incêndio às margens da BR 365 causa acidente com 4 veículos; um dos carros pegou fogo

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais

Homem acaba na delegacia após implicar vizinha baixando e aumentando volume de som

Veja mais

Motociclista de 57 anos é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague pela Av. Afonso Queiroz

Veja mais