Aumento no valor da tarifa de esgoto começa a valer; Copasa explica reajuste e anuncia investimentos

A diretora também anunciou um investimento de mais de 47 milhões em melhorias na estrutura da companhia.

O mês de janeiro trouxe mais um aumento nas contas de água dos consumidores de Patos de Minas. Desde o último dia 15, o valor referente à tarifa da coleta e de tratamento de esgoto passou de 25% para 33% do montante da conta de água, um aumento de 8 pontos percentuais. Em entrevista coletiva na sede da companhia na manhã desta quarta-feira (27), a superintendente da Unidade de Negócios Oeste da Copasa, Cristiane Carneiro, explicou sobre o reajuste e afirmou que a expectativa é que o valor da tarifa de esgoto chegue a 100% da conta de água em janeiro de 2022. A diretora também anunciou um investimento de mais de 47 milhões em melhorias na estrutura da companhia.

Segundo a superintendente, a previsão da Copasa é que, depois do aumento em janeiro, os reajustes sigam ocorrendo de forma gradativa nos próximos meses. Em julho, a tarifa passará de 33% para 67%. Já em janeiro de 2022, o valor passará a ser de 100%. Isso significa que, daqui a 12 meses, uma família que consome o referente a R$100,00 de água pagará R$200,00 na conta devido à tarifa de esgoto. O reajuste também é válido para os consumidores que pagam a tarifa social, cujos valores da conta de água são 50% menores.  Os moradores de bairros que ainda não contam com a coleta de esgoto não pagarão pelo aumento.

“O tratamento de esgoto em Patos de Minas começou em 2013 com 30% de percentual de tratamento. Em 2018, esse percentual aumentou para 80% e, em 2019, chegamos a 90%.  Desde então, a população de Patos de Minas nunca pagou pelo tratamento. Nas contas antigas, consta apenas o valor do esgoto coletado”, explicou Cristiane Carneiro. “Há alguns meses, começamos a informar a população sobre o início da cobrança do valor do tratamento, conforme acordado com o poder concedente. A partir deste mês, as contas já terão o valor da coleta e do tratamento”.

Em meio ao reajuste e às críticas da população sobre a falha no abastecimento de água em diversos pontos da cidade, a superintendente também anunciou um investimento de 47 milhões e 700 mil reais para obras de melhorias na infraestrutura da companhia em 2021. No último dia 19, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) já havia enviado um relatório da fiscalização que via a necessidade de ampliar a estrutura da rede de água e esgoto da Copasa em Patos de Minas.

Desse valor, a Copasa já destinou 11 milhões de reais para a finalização da rede de esgoto na cidade, que passará a cobrir 100% do volume de esgoto produzido. As obras já estão em andamento. A empresa também concluiu uma licitação de 2 milhões e 300 mil reais para a construção da Unidade de Tratamento de Resíduo na sede da Copasa. A companhia também está preparando editais para a ampliação do sistema de água em Patos de Minas (valor previsto de 19 milhões, em duas etapas), para a automação da rede de esgoto (400 mil reais) e para o tratamento de esgoto nos distritos de Major Porto, Pilar, Pindaíbas, Santana de Patos, Bom Sucesso e Areado (14 milhões).

Além dos investimentos da companhia para o ano de 2021, a superintendente comentou sobre a situação do Bairro Quebec, que foi construído próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da companhia, que já existia no local desde 2013. Os moradores da região têm convivido com o forte mau cheiro proveniente dos processos químicos do tratamento, e a questão tem tramitado na Justiça desde o segundo semestre de 2020. Segundo Cristiane Carneiro, a Copasa tem tomado as providências possíveis para diminuir o transtorno.

“Mesmo considerando que a Copasa não teria essa responsabilidade [por existir no local antes do bairro], estamos trabalhando intensamente e buscando alternativas para amenizar esse transtorno. A estação de tratamento inclui um processo biológico em que as bactérias se alimentam da matéria orgânica, o que gera gases com mau cheiro. Já há o processo de queima desses gases, e estamos instalando caixas para filtrar esse mau odor”, afirmou a superintendente.

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais