Audiência Pública resulta em adequações nos Projetos de Leis Municipais Ambientais

O Projeto de Lei Nº 2961, que dispõe sobre a proibição de queimadas em canaviais foi defendido pelo vereador Sílvio Gomes.

O presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação e relator da Comissão Permanente de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente, Amarildo Ferreira Silva em conjunto com o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e membro suplemente da Comissão Permanente de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, coordenou os trabalhos na audiência pública realizada pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 26 de novembro de 2009.


O Promotor de Meio Ambiente, Dr. Mauro da Fonseca Ellovitch participou diretamente dos debates sobre os três Projetos de Leis Municipais Ambientais, inclusive apresentando detalhes sobre riscos à saúde e ao meio ambiente a serem observados pelos legislares, antes da aprovação dos projetos.


Os vereadores Isaías Martins de Oliveira, Itamar André dos Santos, Edimê Erlinda de Lima Avelar e Maria Dalva da Mota Azevedo também participaram da audiência pública.
O Projeto de Lei Nº 2961, que dispõe sobre a proibição de queimadas em canaviais no Município de Patos de Minas, foi defendido pelo autor, o vereador Presidente Sílvio Gomes de Deus. Participaram do debate: o representante da Usina WD, Gilson Gonçalves Xavier; Wilson José da Silva, Presidente do CODEMA e representante dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paranaíba e São Francisco; Francisco José de Moura Mendonça, Secretário Municipal de Agricultura; César Caixeta, Diretor de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Todos defenderam a instalação da usina agroindustrial e o plantio de cana no município, tendo em vista, a previsão de acréscimo na arrecadação de R$ 15 milhões por ano e sendo uma opção para dar sustentabilidade ao produtor rural.

Questionaram no Projeto de Lei, a especificação quantitativa de área nos canaviais para queimada e sugeriram que os recursos arrecadados com as multas sejam revestidos para a área ambiental.


O Projeto de Lei Nº 2923, que dispõe sobre a utilização obrigatória de embalagens biodegradáveis no Município de Patos de Minas, teve a defesa do autor, vereador Pedro Lucas Rodrigues- Xará e de João Bosco de Castro Borges- Bosquinho que lembrou a necessidade de mudança na cultura para amenizar os impactos causados pelas sacolinhas plásticas. No debate também participou o representante da CDL, Milton Eustáquio Rodrigues; o representante do Sindcomércio, Paulo Soares Moreira que apresentaram algumas sugestões que serão observadas pelo autor, como uma campanha educativa para ser exibida pelos veículos de comunicação.

Últimas Notícias

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresenta Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais