Audiência pública discute regulamentação de motofrete na Câmara Municipal de Patos de Minas

O Projeto de Lei nº 3520/2012, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre o exercício de atividade de transporte remuner


A Audiência Pública foi realizada nessa segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.
O Projeto de Lei nº 3520/2012, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre o exercício de atividade de transporte remunerado ou vinculado ao trabalho de pequenas cargas em motocicleta, motoneta ou triciclo motorizado – Motofrete –”, foi discutido durante Audiência Pública realizada nessa segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.

A matéria vinha sendo analisada na Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA –, integrada pelos Vereadores João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo –, Presidente, Amarildo Ferreira Silva e Isaías Martins de Oliveira. A Audiência Pública, com iniciativa da CUTTMA, teve o objetivo de ampliar a discussão, com o envolvimento de empresários e outras pessoas ligadas ao setor.

Participaram da reunião, além dos integrantes da CUTTMA, os Vereadores Maria Dalva da Mota Azevedo, Bartolomeu Ferreira Ribeiro e Edimê Erlinda de Lima Avelar; o Presidente do Sindimoto, Eliomar José Pereira; o Procurador Geral do Município Substituto, Joannis Vlassios Nakis; Lucimar Aparecida Rosa Souto, Diretora Municipal de Trânsito; Kênio Ferreira Silveira, Gerente Municipal de Educação de Trânsito; Capitão Marisa Cunha Nunes Rios, Comandante da 156ª Cia. de Polícia Militar; Tenente Diomásio Júnior Caetano, Comandante do 1º Pelotão da 230ª Cia. de Polícia Militar; Giselda Texeira Nunes Silva, Assessora Jurídica do SindComércio, além de vários proprietários de empresas que trabalham com transporte de pequenas cargas em motocicletas.

A base da discussão foi a Lei Federal 12.009, de 29 de julho de 2009, já em vigor, que regula o referido transporte, e a Resolução do CONTRAN nº 356, de 2 de agosto de 2010, que dispõe sobre o exercício da atividade em todo o território nacional, cujo artigo 16 diz o seguinte: “Os Municípios que regulamentarem a prestação de serviços de mototáxi ou motofrete deverão fazê-lo em legislação própria, atendendo, no mínimo, ao disposto nesta Resolução, podendo estabelecer normas complementares, conforme as peculiaridades locais, garantindo condições técnicas e requisitos de segurança, higiene e conforto dos usuários dos serviços, na forma do disposto no art. 107 do Código de Trânsito Brasileiro”. Assim, a fiscalização já está sendo feita pela Polícia Militar, excetuando-se apenas o item relacionado ao curso de especialização dos condutores, cujo prazo foi prorrogado até final de janeiro de 2013, quando a regulamentação da lei em nível municipal deverá entrar em vigor.

Foram muitos os questionamentos e observações feitos durante a Audiência Pública e anotados pela CUTTMA. A Comissão deverá apresentar emendas ao Projeto, para posteriormente levá-lo à votação no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais