Audiência Pública busca alternativas para reduzir cães abandonados nas ruas

Uma superpopulação de cães abandonados nas ruas de Patos de Minas está tirando o sossego de muita gente.


O encontro teve a participação de autoridades, lideranças, veterinários, criadores de cães e gatos e membros de entidades de proteção animal.
Uma superpopulação de cães abandonados nas ruas de Patos de Minas está tirando o sossego de muita gente. Além do sofrimento dos animais, existe o risco de acidentes e da proliferação de doenças entre a própria população. Em busca de alternativas para resolver o problema, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública na tarde dessa quinta-feira (04).

O encontro teve a participação de autoridades, lideranças do município, veterinários, criadores de cães e gatos e membros de entidades de proteção animal. Betânia Oliveira, representante da ASPAA, disse que o problema é muito maior do que se imagina. Segundo ela, está ocorrendo uma inversão de obrigações e que a Associação está recebendo toda a carga pelos animais abandonados. Betânia destacou que a ASPAA é apenas voluntária e que o poder público é que tem a obrigação de resolver o problema.

O secretário municipal de finanças e orçamento, Paulo Mota, disse que o canil municipal está praticamente pronto, mas o início do funcionamento ainda não está definido. Segundo o secretário, a obra foi feita em uma área que pertence ao Ministério da Agricultura. Como não há uma autorização, o início do funcionamento vai depender de um acordo com o órgão.

No ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses realizou o extermínio de cerca de 450 animais doentes e castrou aproximadamente 430 animais, o que não foi suficiente para resolver o problema. Salete Matheus, veterinária do órgão, destacou, no entanto, que o órgão não possui estrutura para abrigar animais saudáveis. Salete informou que a função do centro é de cuidar do controle dos animais e não só dos cães, como também de gatos, morcegos, escorpiões e roedores.

Por outro lado, o curso de veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas se dispôs a ajudar a resolver o problema. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Braz Paulo, disse que a intenção é formar uma comissão para avaliar as informações colhidas na Audiência Pública e começar a buscar alternativas para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais