Audiência debate criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

A iniciativa é da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de MG.


Políticos de Patos de Minas e de toda a região debteram a regionalização.

A criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foi tema de Audiência Pública realizada na tarde de segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. O evento foi promovido pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com base em requerimento da Deputada Liza Prado e dos Deputados Elismar Prado, Adelmo Carneiro Leão e Leonídio Bouças. O objetivo dos parlamentares é expor para a população e autoridades os benefícios que serão adquiridos com a mudança.

O encontro foi comandado pelo Deputado Estadual Leonídio Bouças e contou com a participação da Deputada Estadual Liza Prado, autora do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, que trata do assunto, do Deputado Estadual Hely Tarquínio, 2º vice-presidente da ALMG, do Deputado Federal Weliton Prado, do Prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues e do Presidente do Legislativo Patense, Vereador Otaviano Marques de Amorim. Vereadores, outras lideranças locais e regionais e cidadãos também se fizeram presentes.

“Considera-se Região Metropolitana o conjunto de Municípios limítrofes que apresentam a ocorrência ou a tendência de continuidade do tecido urbano e de complementaridade de funções urbanas, que tenha como núcleo a capital do Estado ou metrópole regional e que exija planejamento integrado e gestão conjunta permanente por parte dos entes públicos nela atuantes”.(Constituição Estadual MG, Art.45).A criação da referida região, que visa integrar 66 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – reunidos sob a influência estratégica de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas e Patrocínio – depende de aprovação na ALMG. A expectativa da Deputada Liza Prado é de que, se o projeto for aprovado, a região tenha acesso facilitado a recursos públicos federais e estaduais, tarifas integradas para o transporte coletivo intermunicipal, políticas públicas unificadas e centralização da coleta seletiva de lixo urbano, por exemplo.

Os idealizadores do Projeto ainda visitarão outras cidades da região, a fim de elucidar as vantagens e colher mais subsídios para a melhoria do projeto. O próximo passo é a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, condicionante legal para a sequência do processo. Embora tenha havido algumas divergências de opinião, a maioria das autoridades presentes se manifestou favorável à criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais