Atleta patense eleita a melhor jogadora de futsal do mundo volta às origens
A garota patense que cresceu ao lado de uma quadra acaba de ser eleita a melhor jogadora de futsal do mundo.
A eleição é feita pelo site futsalplanet.com, um dos mais respeitados desse esporte no planeta. Vanessa estava na Espanha, jogando pela equipe do Burela, quando recebeu a notícia. “Foi o meu ex-treinador do Chapecó que me ligou e me falou que eu tinha sido eleita a melhor jogadora do mundo e eu só sabia chorar e ligar para os meus pais no Brasil”, confidencia Vanessa.
Com apenas 23 anos e cadeira cativa na Seleção Brasileira, a atleta patense é considerada uma das jogadoras mais completas do futsal mundial. Velocidade, finalização, habilidade e inteligência dentro de quadra são algumas das qualidades que a levaram ao título de melhor jogadora do mundo. Título que para quem conviveu com a garota não é nenhuma surpresa.
O professor de educação física Teófilo Faria acompanhou os primeiros passos de Vanessa. “Com cinco anos de idade ela já era diferenciada. Na hora de escolher os times, Vanessa era a primeira escolhida pelos meninos e ela jogava com os meninos e era muito melhor do que eles”, afirma o ex-professor.
A história também conspirou a favor. Os pais de Vanessa moravam dentro da Escola Estadual Adelaide Maciel. O pai Antônio Eustáquio Pereira era apaixonado por futebol e trabalhou muito pela construção da quadra da escola, aliás ele dá nome à quadra onde a filha deu os primeiros passos no esporte.
Campeã Brasileira dos Jogos Escolares pela Escola Polivalente, Vanessa abriu portas. A atleta seguiu para Governador Valadares e aos 17 anos já era profissional. Os títulos vieram um atrás do outro, o mais importante deles o campeonato mundial com a Seleção Brasileira. A atleta está de contrato assinado com o Chapecó e passou os últimos dias descansando com a família em Patos de Minas.
De volta onde tudo começou, Vanessa foi tomada pela emoção. “Quando eu entrei por aquele portão meu coração bateu mais forte por que foi aqui que tudo começou. Eu passei 14 anos da minha vida aqui”, diz a atleta. Cercada pelos alunos, a melhor jogadora de futsal do mundo destacou a importância dos estudos e até bateu uma bolinha com a garotada.
E foi só o tempo de matar a saudade dos amigos e família. Vanessa parte hoje para o sul do país. Depois de passar uma temporada jogando na Espanha, ela volta ao Chapecó. Ela ainda tem muitos compromissos em 2011. Em outubro, Vanessa disputa o Sul Americano com a Seleção Brasileira e no fim do ano o mundial de futsal que este ano será no Brasil.
Autor:
Maurício Rocha