Até quanto os bancos podem descontar de beneficiários do INNS e celetistas para pagar empréstimos?

Veja!


Para aposentados e pensionistas do INSS o limite de operações consignadas é até 45% do valor do benefício observando o seguinte critério:  35%  destinados exclusivamente a empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis; 5% destinados exclusivamente à amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado ou à utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito consignado e 5%  destinados exclusivamente à amortização de despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício ou à utilização com a finalidade de saque por meio de cartão consignado de benefício.

Para os empregados regidos pela CLT o limite é até de 40%; sendo 35% destinados exclusivamente a empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis e 5% destinados exclusivamente à amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado ou à utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito consignado.

Contudo, outros empréstimos podem ser contratados e debitados em conta, mas não de forma consignada. O Poder Judiciário tem reconhecido a nulidade dos contratos em casos de típica situação de assédio de consumo. Não se admitindo em face do consumidor, mormente dos idosos e analfabetos, uma conduta negocial violadora da boa-fé.

Últimas Notícias

Batida entre carro e carreta mata quatro pessoas da mesma família e deixa criança ferida na BR040

Veja mais

Dono de casa noturna é preso com mais de 100 papelotes de cocaína na BR 352

Veja mais

Vacina contra a Covid-19 passará a fazer parte do calendário de idosos e crianças

Veja mais

Atletas fazem desafio de 12h sem parar e arrecadam doações para famílias carentes de Patos de Minas

Veja mais

Projeto Basquetebol Paralímpico recebe patrocínio graças ao apoio do Sicoob Credicopa

Veja mais

Lotérica que já deu prêmios de R$ 18 milhões este ano inicia venda de bolões de 20 números da Mega da Virada

Veja mais