Assembleia aprova projeto de Lud Falcão que cria a campanha do check-up feminino

Agora, o projeto será encaminhado à sanção do governador Romeu Zema.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (28/5), o Projeto de Lei 884, da deputada estadual Lud Falcão (Podemos), que institui a Campanha Check-up Feminino para orientação e prevenção de doenças no estado de Minas Gerais. Agora, o projeto será encaminhado à sanção do governador Romeu Zema.

Após a aprovação, Ludimila Falcão agradeceu o apoio dos deputados e deputadas e afirmou: “falo em nome de 11,6 milhões de mineiras, que cada vez mais se sentem atendidas e acolhidas pela forma como este parlamento trabalha. É gratificante perceber a sensibilidade e a disposição dos 77 deputados e deputadas desta legislatura na defesa da mulher.”

O PL 884 objetiva melhorar a qualidade da saúde feminina, questão grave no Brasil, e que se torna ainda mais séria quando se trata de saúde pública, que enfrenta escassez de recursos, número insuficiente de profissionais e falta de unidades de atendimento, entre outras dificuldades. Lud Falcão citou a edição mais recente da pesquisa Índice Global de Saúde da mulher, realizada em 2021, e que coloca o Brasil na 104ª posição, num ranking de 122 países.

“É um estudo do Instituto Gallup, instituição de pesquisas de renome internacional, que demonstra o quanto precisamos avançar na prevenção e cuidados na saúde mental e física feminina. A nossa média foi de 44, abaixo da média mundial, de 53 pontos. E, embora pareça um problema difícil, ações simples podem reverter esta situação. A pesquisa informa que as mulheres que visitaram um profissional de saúde no ano anterior tinham uma expectativa de vida 2 anos maior. Por isso é tão importante a orientação das mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças”, afirmou Ludimila Falcão.

A Campanha do check-up feminino vai conscientizar sobre a necessidade e disponibilidade de realização de exames periódicos, orientação sobre cuidados básicos, doenças mais comuns entre mulheres e suas formas de prevenção. “A prevenção pela educação é sempre o melhor caminho, para evitar problemas de saúde graves e desafogar o sistema estadual. Portanto, conscientizar a população é uma estratégia eficaz e que traz melhoria da qualidade de vida e melhora nos serviços públicos”, concluiu a deputada.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais