Arborização da área urbana de Patos de Minas sofre com a falta de conscientização

Muitos moradores têm resistência ao plantio de árvores por entenderem que eles danificam as calçados.

O corte de uma das poucas árvores que ainda sobreviviam na movimentada e barulhenta rua Major Gote, chamou a atenção para um problema que tem ocorrido com frequência em Patos de Minas: o descaso com a arborização da cidade. As árvores das ruas e avenidas estão sendo danificadas, mutiladas, ou mesmo, derrubadas, quando se trata de reformas urbanas como conserto de encanamentos, manutenção da rede elétrica e construção e reforma de edificações residenciais e comerciais.

De acordo com levantamento realizado pela divisão de meio ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Patos de Minas tem um déficit de 30% de área verde no perímetro urbano. Este índice é baseado no que recomenda a Organização Mundial de Saúde. E, se nenhuma medida for adotada, a tendência é que o problema se agrave nos próximos anos.

Muitos moradores têm resistência ao plantio de árvores por entenderem que elas danificam as calçados. Isso ocorre por que, no passado, os proprietários de imóveis plantaram espécies inadequadas para o perímetro urbano, o que tem trazido transtornos nos dias de hoje. Muitas delas estão sendo eliminadas e aquelas que resistem são mutiladas pela poda equivocada da CEMIG.

Patos de Minas possui uma lei que obriga os construtores de novos imóveis a plantar árvores. É preciso ter pelo menos uma espécie na calçada para receber o habite-se. Mas a determinação também não tem surtido o efeito desejado. Muitos proprietários de imóveis retiram as mudas assim que o imóvel é vistoriado.

A arborização do perímetro urbano de Patos de Minas sofre também com o vandalismo. Não é difícil encontrar árvores machucadas e com galhos quebrados pelas ruas da cidade. E tem ainda a falta de consciência dos moradores que cortam as árvores, simplesmente, para não ter o trabalho de limpar as folhas.

Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população, como a proteção contra ventos, redução da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, cria ambiente para os pássaros e absorção da poluição atmosférica, neutralizando seus efeitos na população.

A distribuição de mudas é gratuita. Basta procurar a divisão de meio ambiente no prédio da Cidade Administrativa. César Caixeta, responsável pelo setor, diz que o plantio de espécies corretas não traz nenhum tipo de problema. Ele informou que a Administração Municipal vai fazer um convênio com o IEF para realizar um estudo sobre a arborização da cidade.

Com relação à arvore cortada na rua Major Gote, César informou que o construtor recebeu autorização para fazer o corte, mas com o compromisso de fazer a compensação com o plantio de novas árvores depois que o prédio que será construído no local estiver pronto.

Últimas Notícias

Operação Álbum Fantasma da Polícia Civil apreende figurinhas da copa suspeitas de falsificação

Veja mais

Empregadores são obrigados a liberar empregados quando dos jogos da Copa? Doutor Brian explica

Veja mais

Polícia Civil conclui investigação e indicia idoso por zoofilia contra cadela em Rio Paranaíba

Veja mais

Prefeita Sandra Gomes anuncia Di Paullo e Paulino no encerramento da Fenamilho 2026

Veja mais

Idoso de 85 anos é preso com espingarda após denúncias de ameaças e agressões contra esposa e filha em Patos de Minas

Veja mais

Patenses brilham em competições pelo país; Rafael Nascimento foi bronze no Pan-Americano de Karatê

Veja mais