Araras Canindé buscam refúgio no perímetro urbano de Patos de Minas e chamam a atenção

O registro dessas belas aves circulando pela cidade chegou ao Patos Hoje.

A presença de Araras Canindé no perímetro urbano de Patos de Minas nos últimos dias tem chamado a atenção. Elas já foram vistas em diferentes pontos da cidade, procurando descanso, comida ou um lugar para se reproduzir. O registro dessas belas aves circulando pela cidade chegou ao Patos Hoje.

As Araras Canindé vivem principalmente em áreas de matas, próximas a cursos d’água. Mas segundo o biólogo São Gonçalves, não é difícil encontra-las em perímetros urbanos, como ocorre em Patos de Minas. Ele explica que o desmatamento e as queimadas fazem com estas aves migrem para outros lugares em busca de comida.

Por onde passam, as araras chamam a atenção, não só pela algazarra que elas fazem, mas principalmente por sua beleza. Com o peito amarelo e a parte superior coberta por uma plumagem azul, estas aves não passam despercebidas. Além disso, esta espécie pode medir até 80 centímetros e pesar 1,3kg.

A Arara Canindé tem algumas particularidades. Elas são aves monogâmicas e permanecem com um único parceiro por toda a vida, que chega em média a 70 anos. A reprodução ocorre nos ocos das árvores ou das palmeiras a cada dois anos. Por ser bastante sociável e inteligente esta espécie também é alvo de caçadores e, em algumas partes, é considerada em extinção.

O Patos Hoje já recebeu denúncias de pessoas tentando capturar as araras. Mas atenção, manter animal silvestre em cativeiro é considerado crime ambiental.

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais