Após reclamação por leite coalhado, Cemil emite nota com explicações para os consumidores
A nota orienta aos consumidores a não adquirir o produto com a embalagem danificada.
Em resposta à notícia veiculada no site Patos Hoje em 04/02/2015 com o título “Dona de casa compra caixa de leite longa vida e se surpreende com o conteúdo da embalagem.”, informamos que entramos em contato com a consumidora que relatou ter comprado 12 unidades de 1 litro e que apenas uma unidade estava com o problema citado. As próprias imagens feitas pela consumidora demonstram que a embalagem foi adquirida já danificada e comprometida, o que é confirmado pela mesma.
O processamento de produção do nosso leite UHT é controlado pelos programas de gestão da qualidade e é auditado e fiscalizado constantemente pelo MAPA. O leite é ultrapasteurizado por tratamento térmico em circuito fechado e envasado em embalagens estéreis compostas por papelão, polietileno e alumínio, que protegem o leite do meio externo e da luz e conferem hermeticidade à embalagem. Quando a embalagem é amassada ou sofre qualquer "agressão", a barreira hermética é quebrada e o contato com o ambiente propicia o crescimento de microrganismos que deterioram o leite como relatado pela consumidora. Por isso orientamos os consumidores a não adquirirem produtos com a embalagem danificada.
Outro fator muito importante é que o produto após aberto deve ser conservado com a tampa entre 1 e 10oC e consumido em até 48 horas.
Destacamos ainda que a consumidora que fez a queixa recebeu o convite para visitar as instalações da fábrica, com todas despesas pagas pela empresa, e conhecer o processo produtivo do leite. Ela afirmou não haver necessidade por se sentir segura para continuar a consumir os produtos Cemil.
Nos colocamos à disposição para o esclarecimento de quaisquer outras dúvidas.
Atenciosamente,
Cooperativa Central Mineira de Laticínios - CEMIL