Após manobra a menos de 24 horas da eleição, Carlito é eleito presidente da Câmara
Antes da eleição, o vereador Isaías Martins, que não retirou sua chapa, disse que foi abandonado pelos colegas.
Após manobras e articulações, pouco compreensíveis aos cidadãos não familiarizados com a política, a Câmara Municipal de Patos de Minas possui um novo presidente para 2011. A eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira (16). Com 8 votos favoráveis, a chapa encabeçada por José Carlos da Silva (Carlito) saiu vencedora.
Antes da eleição, o vereador Isaías Martins, que não retirou sua chapa, disse que foi abandonado pelos colegas. Ele falou que pode ter sido por preconceito ou discriminação e chegou a dizer que recebeu pedido de dinheiro em troca de voto. O vereador saiu do plenário, sem votar, decepcionado com o que fizeram com ele.
Apesar de ser o voto secreto, antes da votação, os vereadores já apontaram para quem seriam seus votos. Pedro Lucas (Xará) disse que as articulações fazem parte do processo e que é normal o que ocorreu. João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) deu seu voto ao Carlito e disse que está sendo censurado pela mídia.
Batista Miúdo rebateu a crítica do vereador Isaías dizendo que não são só 3 vereadores que trabalham na Câmara. Sílvio Gomes, já certo da vitória de Carlito, analisou a derrota de Isaías dizendo que não foi por discriminação, mas por falta de articulação. O parlamentar ressaltou que política é feita com conversa.
Edimê de Lima Avelar também rebateu as críticas feitas por Isaías. Ela disse que ele tem muito que aprender e não é só ele que trabalha no Legislativo Patense. A vereadora informou que retirou seu nome da Chapa de Isaías obedecendo todos os trâmites legais e sendo fiel ao partido. Ela informou que está em tratamento de saúde e não pode se dedicar ao máximo. Também deu seu voto ao Carlito por ser ele uma pessoa de brio.
Amarildo Ferreira começou sua fala dizendo que qualquer um vereador tem capacidade para ser o presidente da casa. Porém, não concordou com a forma com que foi montada a chapa vencedora. Ele disse que a chapa foi composta através de um acordo e foi desfeita sem nenhuma conversa. Ele votou em branco.
Dalva Mota também votou em branco contando que já havia oferecido seu voto ao vereador Isaías e sua palavra tem valor. Ela demonstrou indignação com o que fizeram com o Isaías. A parlamentar usou a palavra “sórdida” para descrever a manobra que fizeram para montar a chapa e entregar a presidência a Carlito.
No próximo ano, Carlito, como Presidente, Itamar André, como vice-presidente, Batista Miúdo como 2º vice-presidente, Edimê de Lima Avelar, como Secretária, e Sílvio Gomes de Deus, como segundo secretário, comandarão os trabalhos na Câmara Municipal. O presidente eleito agradeceu o apoio dos colegas e disse que vai trabalhar da melhor forma pelo Legislativo de Patos de Minas. A posse da nova Mesa Diretora será realizada em Sessão Especial, no dia 3 de janeiro de 2011, no Plenário da Câmara Municipal, às 20 horas.