Após mais de um mês isolados, moradores unem as forças dos braços para reconstruir ponte
Mesmo sem possuir os equipamentos mais adequados, eles usaram as forças dos braços e conseguiram reconstruir a ponte que havia sido levada pela correnteza.
Depois de permanecerem por mais um mês isolados do restante do mundo, moradores da comunidade de Basílios no município de Patos de Minas decidiram agir. Mesmo sem possuir os equipamentos mais adequados, eles usaram as forças dos braços e conseguiram reconstruir a ponte que havia sido levada pela correnteza.
A Comunidade de Basílios é cortada pelo Córrego do Arroz. Na noite do dia 04 de Janeiro, um temporal atingiu a localidade e a correnteza levou a ponte que servia como única passagem para a comunidade. Na época, o Patos Hoje mostrou o drama dos moradores que ficaram sem ter como sair de suas casas.
Os moradores fizeram contato com a Prefeitura, mas como não havia previsão de reparos na ponte, uma vez que a zona rural de Patos de Minas foi inteira afetada pelas chuvas, os moradores decidiram se unir para fazer os reparos. Foi uma espécie de mutirão, que contou com a ajuda de todos.
Elizeny Soares é filha de um dos moradores e encaminhou vídeos do trabalho dos voluntários para a redação do Patos Hoje. Ela explica que cada um doou um pouco. Primeiro foi preciso arrecadar dinheiro para comprar os materiais necessários para a construção da ponte. A madeira também foi doada.
A mão de obra veio acompanhada de entusiasmo. Foram seis dias de trabalho para concluir a reconstrução da ponte. Segundo Elizeny, o resultado foi gratificante e serviu para unir ainda mais a comunidade. Ela diz que os moradores esperam agora pelos reparos na estrada, que continua em condições precárias. Este serviço depende de máquinas e terá que ser feito pela Prefeitura.