Após aprovação na Câmara Municipal, Prefeito Municipal veta lei de chacreamento

O chefe do executivo viu diversos vícios e decidiu não sancionar a lei.

Pedro Lucas Rodrigues - Prefeito Municipal

O Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, vetou totalmente a lei de chacreamento elaborada pela Câmara Municipal. O chefe do executivo viu diversos vícios e decidiu não sancionar a lei que iria regulamentar o parcelamento do solo para fins de implantação de chácaras de recreio no âmbito do município.

O prefeito argumentou que há existência de vício de inconstitucionalidade e inobservância ao interesse público, pois a iniciativa da lei seria exclusiva do Poder Executivo. Segundo a justificativa, a matéria da lei interfere diretamente nos atos de planejamento e de gestão administrativa.

Para vetar a lei, o prefeito explicou que a nova norma interfere “em especial nos serviços públicos e na manutenção do equipamento urbano que será acrescido, ferindo, ainda, os princípios da independência e autonomia dos poderes”. Ele ainda informou que o veto integral atende ao pedido formulado pelo Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPUR).”

De acordo com a explicação, seria notória a demanda pela regulamentação do parcelamento do solo para fins de implantação de chácaras de recreio, porém a questão ainda carece de outros estudos, inclusive para a proteção do interesse público. Com o veto, a lei de chacreamento torna-se sem qualquer validade.

A Câmara Municipal tem o prazo de 15 dias úteis para analisar a matéria. São necessários 9 votos (maioria absoluta) para rejeitar o veto. Caso alcançado o referido quórum, o veto é derrubado e o próprio poder legislativo pode fazer a promulgação da lei, o que a tornará válida. No entanto, caso isso ocorra, o Executivo ainda poderá recorrer à justiça para tentar invalidar a lei.

Os autores do Projeto Inicial da lei foram: Bartolomeu Ferreira Ribeiro; Francisco Carlos Frechiani; Vicente De Paula Sousa; Otaviano Marques de Amorim; Lindomar Francisco Tavares; David Antônio Sanches; Edimê Erlinda De Lima Avelar; Antônio Ferreira Da Rocha; José Osmar De Castro; João Batista Gonçalves e Itamar André Dos Santos.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais