Antes de iniciar atendimentos, Santa Casa recebe visita de conselheiros municipais de saúde

A Santa Casa foi inaugurada no sábado (07) e começa a receber pacientes já nesta terça-feira (10).

Antes de iniciar os atendimentos ao público, a direção da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, através da equipe de transição do hospital, proporcionaram uma visita guiada aos conselheiros municiais de saúde. Eles apresentaram  as adequações que estão sendo realizadas para iniciarem os atendimentos. Em seguida, participaram de uma reunião com a diretoria e equipe de transição, onde abordaram alguns assuntos. A Santa Casa foi inaugurada no sábado (07) e começa a receber pacientes já nesta terça-feira (10).

A equipe ouviu atentamente os questionamentos de todos os Conselheiros, respondendo e esclarecendo todas as dúvidas. Diversos assuntos foram abordados pelos conselheiros como a data de início dos atendimentos; processo seletivo; ampliação da estrutura física onde será o bloco cirúrgico, maternidade e neonatal.

O presidente da Santa Casa, Marco Antônio Nasser, falou da importância e grandeza do Projeto Santa Casa e o motivo que o levou a assumir este desafio ao lado de todos os envolvidos, além de enfatizar o interesse em se reunir com o Conselho Municipal e Diretoria da Santa Casa mensalmente, ressaltou o apoio que vem recebendo de toda a sociedade patense, resumindo no sentimento de gratidão e citando Chico Xavier: “Ele só pediu que nos amassemos uns aos outros”!

A presidenta do Conselho, Fátima Gomes, sugeriu que estas reuniões aconteçam no próprio Hospital, pois isto possibilitará que os conselheiros (as) visitem a Santa Casa com mais frequência, exercendo seu papel de controle social. Esta ideia foi acolhida por todos.

A presidenta ainda ressaltou a importância do SUS na vida das pessoas e que a pandemia mostrou aos brasileiros o lado do sistema que funciona, que acolhe e que salva vidas, dizendo: “Este é o SUS que defendemos: universal, igualitário e que mesmo com as imperfeições é o que acolhe os que mais precisam. Expressou gratidão pela dedicação exemplar dos profissionais que trabalham no SUS. Quem conhece, trabalha e usufrui do sistema, será eterno defensor do melhor sistema público de saúde do mundo. ”

Finalizou dizendo: “A luta será incansável, apesar dos 33 anos de criação, o SUS ainda está em construção. O sistema só não está melhor devido aos cortes nos investimentos na área da saúde ao longo dos anos, como o caso da PEC-95 que congela os investimentos por 20 anos, ignorando totalmente o fato de que as pessoas nascem e envelhecem, necessitando de cuidados desde a atenção primária até a  alta complexidade."

A conselheira Terezinha Simões também expressou sua gratidão por ter sido uma profissional do Sistema Único de Saúde e que continua lutando, defendendo e mostrando a todos a sua importância.

A conselheira Aguida Helena falou da importância e valorização dos profissionais de saúde, enfatizando a luta a nível nacional pelo piso salarial da enfermagem e carga horária de 30h semanais, além de reforçar a importância do concurso público para as categorias da área; os baixos salários, e a responsabilidade da enfermagem em todos os setores da saúde.

Paulo Mota, Secretário do Conselho de Administração da Santa Casa, falou sobre o projeto Santa Casa e sua importância para as pessoas que mais precisam de assistência. Por fim, a Diretora da Santa Casa, Odilene Gonçalves, se colocou à disposição do Conselho Municipal para quaisquer esclarecimentos.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais