Ameaçado pela ação do tempo, Cruzeiro da avenida Getúlio Vargas será restaurado

Como o cruzeiro está localizado na Praça Dom Eduardo, que tem grande movimento, existe risco de acidentes com frequentadores.

O Cruzeiro instalado há décadas atrás da Catedral de Santo Antônio, na avenida Getúlio Vargas, sofre com a ação do tempo. A estrutura de madeira está bastante comprometida, inclusive com ameaça de queda. Como o cruzeiro está localizado na Praça Dom Eduardo, que tem grande movimento, existe risco de acidentes com frequentadores.

A situação precária do Cruzeiro foi debatida em reunião do Conselho Municipal do Patrimônio História, que decidiu pela restauração da estrutura de madeira. Em resposta ao Patos Hoje, o Conselho respondeu que está ciente e sensibilizado com a situação do Cruzeiro da Praça Dom Eduardo, um dos últimos vestígios da antiga igreja matriz de Santo Antônio.


Alessander Freitas do Amaral, diretor de memória e patrimônio cultural informou que a equipe técnica da DIMEP - Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural - está elaborando o termo de referência e o projeto executivo para que seja aberto processo de licitação para contratação de empresa especializada para realizar o processo de restauração do Cruzeiro.

Os recursos utilizados serão do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural com a aprovação do Conselho de Patrimônio Histórico. O Cruzeiro está integrado à Praça Dom Eduardo, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e, portanto, deve ser preservado.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais