Amapar quer adotar projeto modelo de abate de animais para atender açougues da região
Este projeto visa criar um modelo único para regularização dos serviços de abate de animais, possibilitando suprir a demanda dos açougues das diversas cidades consorciadas.
Nesta quarta-feira, 08 de julho, o Presidente do CISPAR, Adílio Alex dos Reis, juntamente com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Guimarânia, se reuniram com técnicos da Amapar e do Cispar, para discutir o início da contratação de serviços para criação e regulamentação de um projeto modelo de abatedouro municipal.
Este projeto visa criar um modelo único para regularização dos serviços de abate de animais, possibilitando suprir a demanda dos açougues das diversas cidades consorciadas. A partir deste modelo, é possível os municípios aderirem ao programa e desenvolver através de uma parceria público privada, a construção e regularização da atividade.
Em adendo a este programa, viabiliza adequação e fortalecimento do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e ainda possibilita os municípios a aderirem ao selo regional, os quais, os produtos fabricados nos municípios sejam comercializados nos demais municípios consorciados. Recentemente, o Cispar foi selecionado por um programa piloto do Ministério da Agricultura e a proposta técnica deste projeto é que, até dezembro, todos os consórcios participantes tenham adesão ao SISBI, que é selo que padroniza e permite a comercilização de produtos de origem animal em nível nacional.
Ao final da reunião, o Presidente do CISPAR Adílio Alex dos Reis, expediu ordens de serviços para o início do processo de contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento do projeto, consultoria, memoriais descritivos, orçamentos e regularização ambiental para dar seguimento e conclusão neste projeto tão almejado, visando o consumo de produtos de qualidade, com higiene e segurança alimentar da população.
Ainda estiveram presentes na reunião: Alvina Cristina Dornelas, Consultora Técnica Especialista em carne, leite e derivados; Polyana Silvério Fonseca, servidora responsável pelo meio ambiente do Consórcio CISPAR; Agno Rosa, Secretário Executivo da Amapar; Rodrigo Paiva, pregoeiro do Consórcio.