Alunos ocupam Escola Guiomar de Melo em protesto contra a PEC que limita os gastos do governo

Os alunos preparam diversos cartazes com dizeres contra a PEC.

Os alunos estão na escola desde às 05h00.

Alunos ocuparam na manhã desta segunda (31) a Escola Estadual Dona Guiomar de Melo em protesto à PEC 241. Os alunos chegaram ao local por volta das 05h00. A ocupação foi decidida através de uma assembleia organizada pelos próprios alunos. As aulas na escola estão suspensas.  Eles preparam diversos cartazes com dizeres contra a PEC. Uma série de escolas vinha sendo ocupada por alunos em todo o país em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos do governo por 20 anos.

Segundo os coordenadores, o planejamento começou no domingo (30). A estudante Beatriz de Oliveira do 2° Ano do Ensino Médio, uma das coordenadoras do movimento, contou que os manifestantes estudaram a PEC por isso acreditam que ela será prejudicial à saúde e educação. O Estudante Lucas Henrique do 3° ano é outro coordenador do movimento. Ele também falou que não se pode limitar os gastos do governo como estão fazendo. “Estão mexendo com o nosso futuro”, disse.

O estudante ainda afirmou que o movimento é pequeno, mas é com essas manifestações se poderá mudar o país. “Quando uma filha está doente, não se pode reduzir os gastos, é preciso gastar mais para que ela se cure”, contou. A aluna do 2°, Ângela Aparecida Carvalho Gomes, também está à frente da manifestação. Ela contou que são cerca de 90 alunos que ocupam a escola. Isadora Teixeira também do 2º ano é outra que coordena a manifestação.

Os estudantes disseram que tudo foi resolvido em assembleia e alguns pais apoiaram o movimento. Os alunos que foram contrários à manifestação deixaram a escola e estão se organizando para que volte às aulas. Os coordenadores do movimento informaram que apenas estudantes e profissionais da escola poderão entrar na instituição. Eles se revezam no portão de entrada para restringir o acesso.

Eles confeccionam diversos cartazes contra a PEC e em favor da educação. Alguns cartazes são contra o Governo de Michel Temer. Outros estudantes que também apoiam o movimento tocam violão e cantam. A caixa de som com microfone foi colocada no pátio da escola para que os coordenadores organizem as ações da manifestação. A Polícia Militar já esteve no local para verificar o que está sendo proposto. Nenhum crime foi verificado.

O professor de sociologia e filosofia, Flávio Matias, informou que os professores estão na escola para cumprir o horário de serviço. Ele também ressaltou que o movimento foi iniciado pelos próprios alunos. Segundo o professor, os profissionais estão cumprindo uma determinação da Secretaria da Educação que é para garantir que não haja violência nem depredação do patrimônio público. Até o momento tudo ocorreu sem qualquer violência ou dano.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais