Alunos fazem manifestação no Centro de Patos de Minas contra Trabalho e Exploração Infantil

A manifestação começou na Praça do Coreto.

Eles fizeram uma em Patos de Minas distribuindo panfletos e segurando faixas.

Os alunos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel- Colégio Normal- fizeram na manhã desta quinta-feira (26) uma manifestação contra o trabalho e exploração infantil. Eles fizeram uma em Patos de Minas distribuindo panfletos e segurando faixas. Uma manifestante deu o testemunho de como o trabalho infantil é prejudicial.

A manifestação começou na Praça do Coreto. Com camisetas brancas em homenagem ao Dia Mundial contra o trabalho infantil, faixas denunciando a exploração infantil e a fanfarra da escola, os estudantes e professores contornaram a Avenida Getúlio Vargas. Os estudantes distribuíram panfletos informativos sobre a exploração.

O Conselheiro Tutelar, Giber Mota, destacou que o problema é recorrente em Patos de Minas. Ele informou que, de acordo com o IBGE, há 817 crianças em situação de exploração ou trabalho infantil na cidade. No entanto, ele alertou que o problema é de difícil constatação porque acontece de forma velada, não sendo fácil a constatação.

Elvina Maria Pereira participou da manifestação e demonstrou o quanto o trabalho e a exploração infantil é prejudicial à vida das pessoas. Com 41 anos, ela disse que começou a “dar faxina” aos 6 anos. “Hoje eu não escuto direito, apenas com o aparelho, tenho problema grave na coluna e estou “encostada” pelo INSS”, destacou.

Ela também falou sobre o prejuízo em sua formação intelectual. “Consegui me formar no Ensino Médio, mas foi na marra”, enfatizou. Um exemplo de exploração em Patos de Minas é crianças vendendo bombons à noite nos bares ou outros produtos no centro da cidade. Além dos prejuízos intelectuais, a situação causa problemas de saúde e sociais.

A cartilha distribuída na manifestação elenca as atividades que são Proibidas às crianças: “Não pode trabalhar antes dos 16 anos; Abandonar a escola; trabalhar à noite e em lugares perigosos; ser doméstica ou babá; ser explorado sexualmente ou no tráfico de drogas; realizar atividades que comprometam sua formação moral, social e psicológica ou ser responsável pelo sustento da família”. A Polícia Militar acompanhou os manifestantes e controlou o trânsito.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais