Alunos do Panamá que vão estudar no Unipam terão recepção especial no dia 30 deste mês
A cerimônia de instalação do Programa de Graduação para Alunos Panamenhos vai acontecer no Centro de Convenções e Eventos e, além da reitoria da do Unipam, terá a participação de diretores da Fepam, do Instituto Daniel Franco e de autoridades do município
O Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam – vai promover uma recepção especial para os alunos panamenhos que vão estudar na instituição. A cerimônia de instalação do Programa de Graduação para Alunos Panamenhos vai acontecer no Centro de Convenções e Eventos e, além da reitoria da do Unipam, terá a participação de diretores da Fepam, do Instituto Daniel Franco e de autoridades do município.
O processo de internacionalização do ensino do Unipam contará, neste primeiro momento, com 65 alunos panamenhos, que iniciam sua jornada em solo brasileiro a partir deste mês. Eles vão cursar Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia e um curso Tecnológico em Mecânica de Precisão.
O programa de graduação para alunos panamenhos do UNIPAM faz parte das ações do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) da IES e é realizado em parceria com o Instituto Daniel Franco – IDF. O Instituto ficará responsável pela logística de deslocamento e manutenção dos estudantes em Patos de Minas. O UNIPAM prestará os serviços de formação acadêmico-ético-profissional.
Segundo Henrique Miranda, reitor do Centro Universitário, os estudantes panamenhos passaram por um processo de preparação e ambientação com a língua portuguesa e serão inseridos em turmas normais, que já estão em funcionamento na instituição. Os estudantes virão com bolsas ofertadas pelo Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU) do governo da República do Panamá.
O IDF segue em tratativas com outros países para o estabelecimento de acordos que possibilitem a criação de novos programas, no UNIPAM, de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão para alunos estrangeiros. Além disso, o IDF já anunciou a vinda de 20 alunos, também do Panamá, para o curso de extensão de Introdução às Agrociências, com duração de quatro meses.