Alunos do IFTM se destacam em Feira Nacional com trabalhos sobre “Destruição de Reputações” e “Lixo Eletrônico”

O professor dos estudantes ressaltou a importância deste tipo de evento para os alunos e para a sociedade.

Dois trabalhos de alunos do IFTM Patos de Minas foram finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2022. O projeto sobre a “Destruição de Reputações e as Redes Sociais” chegou a ser premiado na Feira. O trabalho sobre “Lixo Eletrônico” também teve participação destacada. A final aconteceu nesse domingo (26). O professor dos estudantes ressaltou a importância deste tipo de evento para os alunos e para a sociedade.

O evento nacional busca estimular a produção científica brasileira e criar uma rede de jovens cientistas. O professor Luis Fernando Tosta Barbato orientou os dois trabalhos finalistas, sendo eles "A Destruição de Reputações e as Redes Sociais: uma análise da Banalidade do Mal a partir do filme Rede de Ódio" e o "O Lixo Eletrônico e seus impactos ambientais: em busca de uma solução interdisciplinar para o problema".

O primeiro foi realizado pelo aluno Gabriel Araújo de Sá Peres, que buscava entender como as redes sociais criaram um ambiente propício para ações perversas e que acabam por diluir a responsabilidade moral daqueles que executam, buscando relações com as teorias da filósofa alemã Hannah Arendt. Ele foi premiado na categoria Prêmio Loja Virtual da FBJC, sendo agraciado com certificado. Já o segundo projeto foi realizado pelas alunas Letícia Alves Braga, Ana Cecília Vieira Caixeta, Kamilly Aparecida Silva, que busca trabalhar a questão do lixo eletrônico na cidade e encontrar soluções para minimizar seus impactos para o meio-ambiente e para a saúde humana.

Segundo o professor Luis Fernando, a participação de alunos nessas feiras é muito importante, pois os inserem, desde o Ensino Médio, nas práticas acadêmicas, desenvolvendo precocemente habilidades que serão muito úteis no futuro, tais como as de redação científica e as de expressão e comunicação. No mais, a participação traz visibilidade às pesquisas realizadas no campus, sendo um espaço muito importante para divulgar, em nível federal, a qualidade das pesquisas realizadas no IFTM, Patos de Minas, e o quanto os alunos são bem preparados no que toca à pesquisa. Ainda, ressaltou que a participação, e a premiação desses alunos, gera toda uma cadeia positiva de outros alunos interessados em pesquisa no campus, o que fortalece ainda mais esse elemento tão importante para a formação do aluno e desenvolvimento social e econômico regional.

Ainda segundo o professor, a classificação dos projetos para a final e a premiação de um deles reflete a qualidade da pesquisa realizada dentro do IFTM de Patos de Minas e ajuda a projetar nacionalmente a qualidade da pesquisa realizada não só no Instituto, mas na própria cidade, ajudando a ressaltar sua importância enquanto polo educacional.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais