Alunos de psicologia da FPM visitam Hospital Psiquiátrico e Judicial Jorge Vaz

A visita ocorreu como parte das atividades do Projeto de Extensão Universitária junto ao Colegiado de Curso.

O Departamento de Graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas intermediou a iniciativa discente de organização da visita ao Hospital Psiquiátrico e Judicial Jorge Vaz, da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, no último mês. O movimento ocorreu por iniciativa dos próprios alunos liderados pelo discenteThiago Brás, graduando do 7º período. A visita ocorreu como parte das atividades do Projeto de Extensão Universitária junto ao Colegiado de Curso.

De acordo com a assessoria de comunicação da FPM, o objetivo da viagem foi de promover a integração da comunidade discente envolvendo alunos do 1º ao 7º período do curso. A intenção também foi de fortaler o debate da inserção do Psicólogo nas questões éticas e científicas da luta antimanicomial.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Me. Ataualpa Sampaio e Ma. Constance Bonvencinni. Na ocasião, os alunos foram recepcionados pelo Diretor Sr. Leonardo e assim puderam compreender as rotinas das atividades que ocorrem no Hospital com os internos, tais como, horários de refeições, atividades desenvolvidas, recreações. A limpeza das celas que é feito pelos internos, o cultivo de uma enorme horta de verduras e legumes, que sustentam as necessidades do Hospital Psiquiátrico e ainda possibilitam a venda para outros pontos de consumo da cidade, o que gera o reconhecimento social destes seres humanos, lhes dando dignidade de poder realizar seus desejos.

Entre homens e mulheres, o hospital conta com cerca de 200 internos. Segundo o aluno André Luiz Evangelista, participante do projeto, “do ponto de vista crítico, o hospital tem um papel fundamental diante da sombria atitude social de descaso com os seres menos favorecidos e com sua dignidade, tendo a integridade violada, pois, muitos dos internos eram vistos pela sociedade como “loucos”, o que representa uma forma no mínimo errônea da sociedade de boa aparência e bons modos, ver indivíduos que não estão simbolicamente inseridos no meio social”.

Os alunos também visitaram o Museu da Loucura também em Barbacena e depois seguiram para um passeio turístico em São João Del Rei. Segundo o aluno André Luiz Evangelista do 1º período do Curso, a viagem foi ótima e confirma que mais movimentos assim devem ocorrer. Para a aluna Jacyara Leal do 7º período do Curso, a viagem foi a realização de um sonho acadêmico, por possibilitar resgatar a história do movimento social anti manicomial.

Em reunião com o líder do movimento estudantil e membro da organização do evento, o aluno Thiago Brás, o Prof. Me. Júnior Antoniassi, Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia, a conclusão foi que o evento transcorreu de forma tranquila e muito proveitosa, houve integração dos alunos do curso e eles ficaram mais próximos e estimulados para outros movimentos.

O Coordenador ressaltou a importância efetiva da participação da comunidade discente em fazer um curso de qualidade, pois a qualidade da formação não está no centro da responsabilidade única da universidade e sim no envolvimento que a comunidade discente, possibilita com o curso.

Fonte: Assessoria de Comunicação FPM

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais