Aluguel pode ter reajuste de até 28,94% em março. O que fazer? Por Brian Epstein Campos

Se no contrato o índice acordado para reajuste dos alugueis for o IGP-M (FGV) e março for a data do reajuste a correção será 28,94%.

A elevação do índice se justifica pela escassez de produtos como, por exemplo, o ferro empregado em construções, a alta do dólar e de produtos a ele atrelados como os combustíveis, as commodities agrícolas (milho e soja). Há de se considerar, ainda, a busca por espaços maiores devido ao trabalho em “home office”, que contribui também para  o aumento.

É fácil aferir qual será o valor do aluguel corrigido, basta tomar o valor do aluguel e multiplicá-lo por 1,2894. Assim, se o valor do aluguel for R$ 800,00, multiplica-se por 1,2894 (800,00x1,2894= 1.031,52), logo o valor atualizado será R$ 1.031,52. É muito!

Considerando que aplicar ou não o reajuste é uma faculdade do proprietário, abre-se a possibilidade de negociação. A boa relação entre locador e locatário é essencial para um acordo. Existem várias possibilidades: aumento escalonado ou parcial, parcelamento futuro, desconto etc.

É necessário cautela, eis que em muitos casos o aluguel é fonte de renda principal do proprietário.

O Judiciário tem sido acionado para substituir o IGP-M pelo IPCA com base no argumento que este último índice reflete a real inflação e o Código Civil dispõe de mecanismos que autorizam a correção de desequilíbrios contratuais.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais