Altar-mor centenário da antiga Igreja Matriz será restaurado por empresa de BH em 2020

Historiadores reconhecem o altar-mor como sendo de inestimável valor para Patos de Minas

O altar-mor é um dos últimos vestígios dos bens integrados da antiga matriz.

No início do mês de outubro de 2019, foi concluído o projeto executivo para restauração do altar-mor da antiga Matriz de Santo Antônio, demolida na década de 1960. O altar-mor, um dos últimos vestígios dos bens integrados da antiga matriz do qual se tem notícia, encontra-se instalado hoje na Igreja Santa Cruz, da comunidade de Ponto Chic.

Esse bem tem importante valor histórico-cultural para o município de Patos de Minas, pois pertencia ao primeiro templo construído no local que formou o núcleo original da cidade. No ano de 1954, a antiga matriz foi abandonada, após a inauguração da Catedral de Santo Antônio de Pádua. Em 1965, a pequena igreja foi demolida, época provável em que o altar foi transferido para a nova matriz.

No ano de 1970, concluiu-se a obra de construção da Igreja Santa Cruz do Ponto Chic, ocasião em que foi solicitada a transferência do altar-mor para a referida igreja. Devido a uma reforma pela qual passou a Catedral de Santo Antônio, o altar já havia sido substituído por um altar de mármore. Portanto, não houve oposição a que se realizasse tal transferência, de forma que tal solicitação foi, de imediato, atendida. No início da década de 70, foi realizada, portanto, a instalação do altar-mor na Igreja Santa Cruz de Ponto Chic, local onde ele se encontra até os dias atuais.

Por tratar-se de um bem de relevante valor histórico para a cidade de Patos de Minas, o altar-mor foi tombado por meio do Decreto n° 2.442, de 15 dezembro de 2002. Dessa forma, conforme afirmou Geenes Alves, historiador e diretor de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), “a restauração desse bem é extremamente relevante para a preservação da história de Patos". O diretor da Dimep acrescentou ainda que “concluído o projeto executivo, com a autorização da Mitra Diocesana, será iniciada em 2020 a restauração do altar-mor, com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), após aprovação do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural e do prefeito José Eustáquio”.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Sindicato Rural lança Rodeio Fenamilho com dois carros zero em prêmios e muitas novidades

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais