Alimentos, brinquedos e produtos de iluminação estão na mira dos fiscais do IPEM

Caso o consumidor suspeite ou encontre alguma irregularidade, o fato pode ser registrado na Ouvidoria do Ipem-MG

Com a proximidade das festas de fim de ano, em especial o Natal e o Réveillon, técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensificam, neste mês, a fiscalização dos principais itens consumidos, para garantir que nenhum dano seja causado aos empreendedores e à sociedade.

Alimentos como carnes, frutas secas, panetones, doces e vinhos, bem como brinquedos e luminárias estão entre os principais itens verificados. O diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, explica que os fiscais conferem, por exemplo, se o peso do alimento indicado no rótulo corresponde à quantidade real do produto a ser adquirido, para que os empreendedores não sejam lesados ao comprarem da indústria/distribuidor. Já os consumidores, por sua vez, só paguem pela quantidade que está sendo indicada na embalagem.

Com relação aos brinquedos, é obrigatório que eles possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A chancela garante que o produto não oferece riscos à segurança das crianças, se utilizado de acordo com as recomendações de faixa etária e das instruções de uso.

Quanto às luminárias, as mais comuns são os pisca-pisca e a mangueira com lâmpada de led. “As pessoas devem observar se o plugue contém a marca do Inmetro, se a embalagem traz informações em português, além de dados do fabricante/importador, potência máxima do conjunto em watt (W) e a tensão que se destina em volt (V)’, orienta Luiz Farias.

Ouvidoria

Caso o consumidor suspeite ou encontre alguma irregularidade, o fato pode ser registrado na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais