Ainda sem portaria do IEF, Piracema começa no dia 1º de novembro

A expectativa é de que as rigorosas regras estabelecidas no ano passado sejam mantidas neste ano.

O Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, IEF, deve publicar ainda esta semana, a portaria que regulamenta a pesca nos córregos, rios e lagos do Estado durante a Piracema. O período de defeso dos peixes começa na próxima segunda-feira (1º) de novembro e vai até o dia 28 de novembro. A expectativa é de que as rigorosas regras estabelecidas no ano passado sejam mantidas neste ano.

A Piracema é estabelecida neste período do ano porque é a época em que os peixes sobem os rios para ser reproduzirem. A viagem de centenas de quilômetros é cansativa e eles esquecem suas estratégias de defesa se transformando em presas frágeis para os pescadores. As regras estabelecidas pelo IEF têm o objetivo de proteger a vida nos rios.

Para este ano, a portaria deve manter as rigorosas regras do ano passado. Se isso acontecer, os pescadores acostumados a frequentar as margens do Rio Paranaíba vão ter que buscar outras alternativas. No ano passado, a pesca foi totalmente proibida no trecho que vai da nascente até a cidade de Lagamar.

A Polícia Militar de Meio Ambiente aguarda a publicação da portaria para iniciar o trabalho na região. De qualquer forma, a fiscalização será feita e os pescadores que estiverem dispostos a praticar a pesca durante o feriado prolongado de Finados devem ficar atentos às normas estabelecidas pela legislação.

As pessoas que tiverem dúvidas sobre o que é permitido e o que é proibido na região devem ligar para a Polícia Militar de Meio Ambiente no telefone (34) 3818-6100.

Últimas Notícias

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais