Agência verifica serviço da Copasa em 34 municípios e detecta 185 pontos com mau desempenho

Foram avaliados aspectos relacionados a paralisações no abastecimento, qualidade da água distribuída e cumprimento de prazos para atendimento aos usuários

A Arsae-MG- Agência Reguladora do Saneamento Básico e Esgoto- avaliou, em agosto deste ano, os serviços prestados pela Copasa em 34 municípios. A ação é resultado do Projeto MAIS Água & Esgoto, que tem como objetivo avaliar remotamente os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG. Dessa vez, o município de Patos de Minas que conta com inúmeras reclamações não foi verificada.

Somente as informações recebidas sem indícios de erros ou inconsistências foram utilizadas para avaliar o desempenho dos sistemas. Como resultado, foram registradas 185 constatações de mau desempenho, o equivalente a menos de seis por município avaliado.

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos.

Foram avaliados os seguintes municípios: Alpercata, Alvarenga, Bom Jesus da Penha, Bom Jesus do Galho, Caiana, Candeias, Caputira, Carandaí, Careaçu, Carvalhópolis, Carvalhos, Conceição da Aparecida, Cruzeiro da Fortaleza, Divino das Laranjeiras, Durandé, Espírito Santo do Dourado, Heliodora, Imbé de Minas, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Orizânia, Santa Margarida, Santana da Vargem, São José da Safira, São Pedro da União, São Pedro do Suaçuí, São Thomé das Letras, Senador Modestino Gonçalves, Turvolândia, Ubaporanga, Virginópolis e Virgolândia. Todas as constatações foram encaminhadas para que a Copasa apresente esclarecimentos e ações corretivas nos sistemas em operação, a fim de melhorar os serviços prestados.

Ainda no mês de agosto foram emitidos pareceres técnicos para o município de Nova Lima, avaliado no mês anterior, e para o qual a Copasa já apresentou esclarecimentos para os apontamentos da Arsae-MG.
Desde 2018 o Projeto MAIS Água & Esgoto é conduzido pela Gerência de Informações Operacionais e tem como pilar a avaliação remota por meio de informações que prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG. Essa é mais uma ação da Arsae MG em busca melhoria dos serviços prestados nos municípios regulados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais