Achado não é roubado? Jovem é conduzido pela PM após encontrar carteira e ficar com o dinheiro

Ele encontrou uma carteira de bolso, pegou o dinheiro e jogou a mesma com os documentos da vítima em uma lixeira.

Um jovem de 24 anos foi conduzido pela  Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (08), por apropriação de coisa achada. Ele encontrou uma carteira de bolso, pegou o dinheiro e jogou a mesma com os documentos da vítima em uma lixeira no banheiro do Terminal Rodoviário de Presidente Olegário.

A Polícia Militar foi acionada pela vítima de 58 anos. O homem relatou que sentou na calçada da Rua do Bicame, próximo a um Disk Bebidas, e colocou a carteira ao seu lado. Pouco tempo depois, ele foi embora e esqueceu a carteira no chão.

Não demorou muito e a vítima notou que havia esquecido a carteira, mas retornou ao local e não mais encontrando a carteira com cerca de R$ 250 reais, cartão de credito, CNH e outros documentos. O proprietário do estabelecimento comercial verificou no sistema de vídeo monitoramento, constatando que um indivíduo passou pelo local em uma bicicleta e pegou a carteira.

De posse das filmagens, a Polícia Militar conseguiu identificar e localizar o suspeito, que no início negou, mas ao ver as imagens acabou confessando a ação criminosa. Com ele, foi localizada a quantia de R$ 190 reais. O jovem disse aos militares que jogou a carteira com os documentos na lixeira do Banheiro no Terminal Rodoviário, sendo a mesma localizada e recuperada.

Diante dos fatos, o jovem foi preso e encaminhado para a sede do 5º Pelotão da Polícia Militar, onde assinou um Termo de Comparecimento e Compromisso e, posteriormente foi liberado.

Achado não é roubado? Veja o que diz a lei

Segundo o Código Penal Brasileiro, o ditado popular “achado não é roubado” está errado. A conduta de se apropriar de bem perdido ou esquecido pelo dono, sem devolvê-lo ou entregá-lo às autoridades em 15 dias, conforme artigo 169, II do mencionado código, configura o crime de apropriação de coisa achada, que tem previsão de pena de até 1 ano de detenção e multa.

Portanto, se uma pessoa encontrar alguma coisa perdida, deve devolver imediatamente a quem estiver procurando. Caso não identifique quem perdeu, deve entregar a uma autoridade mais próxima, por exemplo, nas Delegacias de Polícia.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais