Acervo doado ao Museu de Patos de Minas conta a história da tradicional família Caixeta

Um diversificado acervo foi doado ao Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP.

Quem não conhece pelo menos um integrante da família Caixeta? Eles são tradicionais na região de Patos de Minas, fato comprovado por estudo que estará mais acessível à população. Um diversificado acervo foi doado ao Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP - pelo administrador Antônio Caixeta. Ele passou mais de 35 anos de sua vida investigando a origem do sobrenome e o histórico da família.

Caixeta é um sobrenome bastante comum em vários estados brasileiros, sobretudo em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná. A pesquisa concluiu que Minas é o berço dessa família, e os primeiros moradores que carregaram o sobrenome instalaram-se especialmente nas regiões de Ouro Preto e Patos de Minas.

Dados do estudo revelam que os antepassados dos Caixetas viveram na região da Espanha conhecida como Catalunha. Posteriormente, devido ao movimento de migração, alguns foram para Portugal e outros para a Itália. No Brasil, a história da família remonta a meados do século XVIII.

Antônio reside em Goiânia, mas decidiu doar o acervo para as instituições de Patos de Minas (arquivo e museu) pelo fato de o município ser uma das regiões de origem dessa família em Minas Gerais. “Minha intenção é que o trabalho realizado torne-se acessível para o público em geral e que as informações levantadas sirvam às gerações futuras”, informou Antônio Caixeta.

O material é composto por itens como livros, quadros, fotos e brasões. Além de enriquecer o acervo do MuP, a doação possui grande importância para o trabalho de pesquisadores da região, de Minas e do Brasil, que podem ter acesso à história da genealogia dessa família.

Últimas Notícias

Mãe e filha são indiciadas por homicídio qualificado por assassinato de idoso em Patos de Minas

Veja mais

Campanha para vítimas das chuvas em Minas tem ponto de arrecadação na Praça do Fórum

Veja mais

Patos de Minas começa o ano com mercado de trabalho em alta e 308 novas vagas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Ambiental após anúncio de venda de espingarda pelo whatsapp em Patos de Minas

Veja mais

Carretas batem de frente e motoristas ficam feridos no trevo da BR 365 com a Estrada da Serrinha

Veja mais

Polícia procura ladrão que invadiu igreja em Lagamar, arrombou cofre e furtou mais de R$ 15 mil

Veja mais