A quem interessa atrasar o projeto de duplicação da BR 365 entre Patos de Minas e Patrocínio

No entanto, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) decidiu exigir o licenciamento ambiental completo - EIA-RIMA - de toda a extensão da obra, o que acabou atrasando o andamento do processo.

Como o Patos Hoje já havia antecipado, o projeto de duplicação da BR-365, no trecho entre Patos de Minas e Patrocínio, foi concluído pelo DNIT e poderia ter sido incluído no PAC do Governo Federal. No entanto, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) decidiu exigir o licenciamento ambiental completo - EIA-RIMA - de toda a extensão da obra, o que acabou atrasando o andamento do processo.

À época, a Feam era comandada por Rodrigo Franco, que acabou preso pela Polícia Federal em setembro deste ano durante a Operação Rejeito. Segundo a PF, as investigações apontaram um esquema criminoso envolvendo empresários e servidores de órgãos ambientais para beneficiar atividades de mineração em áreas protegidas, como a Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Além de Rodrigo Franco, outros quatro servidores da Feam e um do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foram citados como suspeitos de integrar a organização criminosa. A operação também resultou na prisão de empresários e no bloqueio de cerca de R$ 1,5 bilhão em ativos. Conforme a Polícia Federal, o grupo obtinha autorizações e licenças ambientais de forma fraudulenta mediante o pagamento de “vantagens indevidas” a servidores públicos de diversos órgãos ambientais.

No caso da BR-365, o DNIT havia proposto entregar um estudo ambiental simplificado, conforme previsto na legislação, mas a Feam exigiu a elaboração do EIA-RIMA. Informações repassadas ao Patos Hoje indicam que autoridades da região chegaram a buscar a Fundação para tentar agilizar o processo, porém o estudo simplificado não foi aceito.

Agora, a proposta apresentada pelo Governo de Minas é a concessão da BR-365 à iniciativa privada, no trecho que vai de Patrocínio a Montes Claros. O prazo para a realização de audiências públicas já foi encerrado, e a intenção é publicar o edital em dezembro. O leilão está previsto para março, com expectativa de que a concessão seja finalizada ainda em 2026.

Se o projeto for aprovado como proposto, a BR-365 receberá nove novas praças de pedágio, sendo uma entre Guimarânia e Patrocínio e outra entre Patos de Minas e Lagoa Formosa, esta última bem próxima ao perímetro urbano. Outras duas praças serão instaladas entre Varjão de Minas e o entroncamento com a BR-040. O valor inicial previsto para o pedágio é de R$ 9,97, com cobrança já no primeiro ano de contrato.

Últimas Notícias

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Em post enigmático, Falcão anuncia parceria com pré-candidato ao governo de Minas Gerais

Veja mais

Neto do professor “Pão”, é campeão brasileiro de basquete Sub-16 pela Seleção Mineira

Veja mais