A Injúria Racial agora se equipara ao crime de racismo; Por Brian Epstein Campos

Por outo lado, seria injúria racial se dirigida contra pessoa(s) identificada(s), como, por exemplo, chamar um cidadão negro de “macaco”.

Havia entendimento de que o crime de racismo se materializava em condutas discriminatórias ou preconceituosas dirigidas indistintamente a todos de uma raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, com propósito de segregação, como, por exemplo, proibir que membros destes grupos tivessem acesso a clubes, escolas, estabelecimentos, hospedagem etc.

Por outo lado, seria injúria racial se dirigida contra pessoa(s) identificada(s), como, por exemplo, chamar um cidadão negro de “macaco”. Havia distinção: racismo com objetivo de segregar e injúria racial de ofender (assim escrevemos neste espaço em 10/03/20).

A Constituição estabelece que “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”. Nesta ordem de ideias, o Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento ocorrido em 28/10/21, evoluiu no entendimento de que a injúria racial é espécie do gênero crime de racismo.

Com esta nova interpretação, a injúria racial atraiu todos os rigores previstos para o racismo, quais sejam: 1) a imprescritibilidade, o que importa em dizer que a vítima pode em qualquer tempo iniciar o processo e este pode demorar o tempo que for e mesmo a longo prazo, se provado o crime, o autor receberá o castigo; 2) impedimento de arbitrar fiança, ou seja, se o autor for preso em flagrante o delegado não poderá soltá-lo mediante o pagamento de determinado valor, deverá, para ver-se livre, recorrer ao judiciário.

O único voto divergente foi do Ministro Cássio Nunes Marques, recentemente indicado pelo Presidente Bolsonaro.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais