À beira do colapso: todas as UTIs públicas de Patos de Minas estão ocupadas por pacientes com Covid-19

A Prefeitura Municipal informou neste domingo (31) que todas as UTIs públicas da cidade estão ocupadas .

A situação da pandemia de coronavírus em Patos de Minas é considerada muito grave. A rede hospitalar está à beira do colapso. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou na tarde deste domingo (31) que todas as UTIs públicas da cidade estão ocupadas com pacientes acometidos pela Covid-19.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, neste momento, no Hospital de Campanha, há 19 pessoas internadas em leitos clínicos, sendo 11 de Patos de Minas e 8 de outros municípios. Dois pacientes da UPA serão transferidos ainda neste domingo, subindo, portanto, para 21.

Nas UTIs, a situação é ainda mais grave. Há 8 pacientes em UTI, sendo 3 de Patos de Minas e 5 de outros municípios. A última vaga será ocupada daqui a pouco, com uma paciente também da UPA. No Hospital Regional, a situação não é diferente. As 9 UTIs Covid-19 estão ocupadas, somente um paciente é de Patos de Minas.

Segundo a Assessoria de Comunicação, neste momento, não há atualização da ocupação dos leitos nos hospitais privados de Patos de Minas. No entanto, a informação é de que não deve estar diferente dos hospitais públicos. Durante toda a pandemia, os leitos privados estiveram mais ocupados do que os públicos em Patos de Minas.

O prefeito Luís Eduardo Falcão enviou mensagem aos gestores da região alertando para o cenário: “Venho encarecidamente pedir que façam o possível para conscientizar a população de seus municípios acerca dos cuidados necessários em relação à doença. Sabemos que a população está cansada, mas, agora que estamos enxergando luz no fim do túnel, não é momento de relaxar. Precisamos adotar medidas para brecar esse crescimento muito rápido, ou não haverá aumento de leitos que segure a situação”, escreveu o prefeito, acrescentando: “Fiscalização, conscientização, distanciamento, protocolos sanitários. Não tem outro jeito, Precisamos nos unir”.

A Secretária Municipal de Saúde fez um alerta: “Temos condições de aumentar a oferta de leitos no Hospital de Campanha. Mas é importante a comunidade entender que só isso não basta. A prevenção é a única forma de frear a contaminação. Nenhuma quantidade de leitos será suficiente se as pessoas não mudarem o comportamento”, disse a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, reforçando a mensagem do prefeito.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais