À beira de colapso hospitalar, comércios ainda desrespeitam protocolos em Patos de Minas
Nossa reportagem foi até o centro da cidade para verificar se as lojas estão seguindo os protocolos de segurança e o que encontramos não foi uma boa situação.
A situação do coronavírus em Patos de Minas está piorando a cada dia. Chegamos a mais de 100% de leitos ocupados e passamos das 100 mortes. A macrorregião da capital do milho já está na onda vermelha e a tendência é que a microrregião também vá para a onda mais rígida do plano Minas Consciente nesta quarta-feira (03). Nossa reportagem percorreu a cidade para verificar se os protocolos de segurança estão sendo seguidos.
Embora as lojas estejam equipadas com álcool gel na entrada, não há o controle de fluxo na entrada em grandes lojas e também em alguns hipermercados. O controle do fluxo de clientes é uma exigência prevista nos protocolos estabelecidos pelo Plano Minas Consciente, além da aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.
A reportagem do Patos Hoje foi ao centro da cidade e verificou que quase todas as lojas oferecem álcool gel, mas recebeu relatos de que apenas alguns hipermercados estão controlando o fluxo de clientes e a aferição de temperatura. Nas ruas, é possível observar que já existem pessoas em vias públicas sem máscara de proteção.
A situação da Covid-19 em Patos de Minas, mesmo com a chegada das vacinas, tem afetado bastante a rotina hospitalar da cidade. Ontem eram 96 pessoas internadas sendo 30 em leitos de UTI. Especialistas salientam que é preciso conscientização para sair mais rápido do colapso e evitar aglomerações, combinando com o uso de máscara e outras medidas de prevenção, como distanciamento social e, claro, seguir os protocolos sanitários previstos para cada estabelecimento.