17 empresas são homenageadas por doações ao Fundo da Infância e Juventude

Dezessete empresas de Patos de Minas receberam os certificados de contribuintes do FIA.


A homenagem aconteceu na sede do CDL na manhã desta terça-feira (19).
A homenagem aconteceu na sede do CDL na manhã desta terça-feira (19). Dezessete empresas de Patos de Minas receberam os certificados de contribuintes do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). A iniciativa é do Ministério Público em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes-CMDC.

De acordo com a representante do CMDC, Gislene Aparecida Pereira Rodrigues de Araújo, foram doados R$324 mil este ano. O dinheiro foi dividido para 10 entidades de assistência a crianças e adolescentes cadastradas no CMDC de Patos de Minas. De acordo com Gislene, de 2001 a 2010 já foram doados mais de R$1 milhão e 200 mil ao FIA.

O promotor de justiça, Paulo Henrique Decicole, parabenizou os empresários que contribuíram com o fundo. Ele ressaltou a questão da Democracia Participativa incluída pela Constituição Federal de 1988 que prevê a contribuição de toda a sociedade na busca da solução dos problemas sociais.

O representante do Ministério Público lembrou o problema das drogas e a necessidade de se criar uma imunização nas pessoas, através de educação e conscientização, para prevenir o uso de drogas. “Enquanto tiver pessoas querendo usar vai haver alguém querendo vender. É a lei da oferta e da procura”, afirmou.

O chefe da Receita Federal de Patos de Minas, Danilo Rocha Nunes, explicou quem poderá fazer as doações para o FIA. A lei permite que as pessoas físicas doem até 6% do imposto de renda devido para o FIA. Para a pessoa jurídica, a doação ao FIA pode ser de até 1% do imposto devido. As doações devem ser feitas no ano base da contribuição. Assim para serem abatidas no imposto de 2012, as doações devem ser realizada este ano.

As doações para o Fundo da Infância e da Adolescência são abatidas no valor do imposto de renda devido. E as pessoas que quiserem contribuir com as entidades assistenciais de Patos de Minas fazendo doações para o Fundo da Infância e da Juventude devem ligar para o telefone (34) 9919 2991. Márcia Lopes é a profissional responsável pela captação dos recursos.

As 17 empresas homenageadas receberam um certificado e também um selo de contribuinte com o FIA que poderão ser usados em suas campanhas publicitárias. Paulo Henrique Delicole pediu para que mais empresas contribuam com o fundo e justificou: “A doação é importante porque é uma forma de deixar o dinheiro em Patos de Minas, contribuindo para a solução dos nossos problemas, já que a maioria do que a gente paga para Receita Federal, não volta mais para a cidade.”

Autor: Farley Júnio

Últimas Notícias

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Acidente em estrada vicinal do município de Vazante tira a vida de garota de 18 anos

Veja mais

Homem morto a porretadas é encontrado em estado avançado de decomposição, em Patrocínio

Veja mais

Jovem de 19 anos é socorrido com vida após se afogar em represa na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Carro capota em acidente na MGC354 e condutor é preso após evadir sem prestar socorro

Veja mais